A Ducati inicia a sua era elétrica!

A Ducati inicia a sua era elétrica!

A Ducati tem o prazer de anunciar o início da sua era elétrica: a partir da temporada de 2023, será o fornecedor oficial e exclusivo das motos para a Taça do Mundo FIM Enel MotoE™, a classe elétrica do Campeonato do Mundo de MotoGP™.

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O acordo assinado com a Dorna Sports, organizador e promotor dos mais importantes campeonatos internacionais de competição em duas rodas, dura até 2026, cobrindo assim quatro edições da Taça do Mundo de MotoE.

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Trata-se de um passo histórico para o fabricante de motos de Borgo Panigale que, dando sequência ao seu método de utilizar a competição como laboratório para tecnologias e soluções que, depois, se tornam realidade para todos os motociclistas, entra no mundo das motos elétricas começando pelo seu sector mais desportivo, a classe elétrica no Campeonato do Mundo de MotoGP.

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O objetivo é desenvolver competências e tecnologias, num mundo em constante evolução como o elétrico, através de uma experiência familiar para a empresa como é a da competição. Esta tem sido uma tradição consolidada para a companhia de Borgo Panigale a partir da Ducati 851, que inaugurou a tendência das motos estradistas desportivas da Ducati ao revolucionar o conceito com o seu inovador motor bicilíndrico de refrigeração líquida, injeção eletrónica de combustível e novas cabeças de quatro válvulas, derivando da Ducati 748 IE que se estreou nas corridas de resistência em 1986 no circuito de Le Castellet.

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Desde então, esta constante transferência de conhecimentos teve sempre lugar a partir do Campeonato do Mundo de Superbike, no qual a Ducati participa desde a sua primeira edição em 1988, e do MotoGP, em que a Ducati é o único fabricante não-japonês a ter ganho um Campeonato do Mundo.

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Esta cruzamento é também evidente nos mais recentes e prestigiados produtos do fabricante de Borgo Panigale: o motor V4 da Panigale é, de facto, estritamente derivado, em toda a sua filosofia de construção – desde as medidas de diâmetro e curso à cambota contrarrotante,do motor que se estreou na Desmosedici GP em 2015. O V4 Granturismo que equipa a nova Multistrada V4 foi, então, derivado do motor da Panigale. Todo o software de controlo do veículo é também diretamente derivado dos desenvolvidos no mundo da competição. Para não mencionar o campo da aerodinâmica.

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As soluções tecnológicas desenvolvidas no mundo das corridas, transferidas para os produtos que compõem a gama, permitem à Ducati oferecer aos seus entusiastas motos extremamente performantes e divertidas de conduzir. A Taça do Mundo FIM Enel de MotoE não será exceção neste aspeto, e irá permitir à companhia desenvolver as melhores tecnologias e testar metodologias aplicadas a motos elétricas desportivas, leves e potentes.

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Ao mesmo tempo, o facto da Ducati formar parte do Grupo Volkswagen, que fez da mobilidade elétrica um elemento essencial da sua estratégia “New Auto” 2030, representa o melhor pré-requisito para um extraordinário intercâmbio de conhecimentos no campo das motorizações elétricas.

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O anúncio do acordo foi feito durante uma conferência de imprensa conjunta na sala de imprensa do Misano World Circuit ‘Marco Simoncelli’, na véspera do ‘Grande Prémio do Made in Italy e da Emilia-Romagna’, a antepenúltima ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP 2021.  Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, e Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding, estiveram ambos presentes.

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Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding: “Estamos orgulhosos deste acordo porque, tal como em todas as primeiras vezes, representa um momento histórico para a nossa empresa. A Ducati está sempre projetada para o futuro e, de cada vez que entra num novo mundo, fá-lo criando o produto com a melhor performance possível. Este acordo chega no momento certo para a Ducati, que tem vindo a estudar a situação das motorizações elétricas há anos, pois vai permitir-nos trabalhar num ambiente bem conhecido e controlado como o da competição. Trabalharemos para colocar ao dispor de todos os participantes da Taça do Mundo FIM Enel de MotoE motos elétricas que sejam de elevadas prestações e caracterizadas pela leveza. É precisamente no peso, um elemento fundamental nas motos desportivas, que será jogado o maior desafio. A leveza sempre esteve no ADN da Ducati e, graças à tecnologia e química das baterias que estão a evoluir rapidamente, estamos convencidos que podemos obter um excelente resultado. Testamos as nossas inovações e as nossas soluções tecnológicas futurísticas em circuitos por todo o Mundo e então fazemos produtos emocionantes e desejáveis, disponíveis para os Ducatisti. Estamos convencidos de que, uma vez mais, iremos basear-nos nas experiências que temos no mundo da competição para as transferirmos e aplicá-las também nas motos de produção.”

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Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports: “estamos muito orgulhosos por anunciar a Ducati como o novo e único fabricante da Taça do Mundo FIM Enel de MotoE. Com a sua incrível história na competição, é uma honra dar as boas-vindas a este compromisso por parte de um dos mais conhecidos fabricantes do paddock, e enfrentar este novo desafio em conjunto. Estamos ansiosos por ver o que o futuro nos reserva e continuar a ver esta tecnologia a desenvolver-se e a crescer, com o paddock de MotoGP e MotoE a continuarem a impulsionar a inovação e a evolução da indústria motociclística – ao mesmo tempo que criamos um incrível espetáculo em pista.”

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Este primeiro passo para a Ducati no mundo das motos elétricas terá também uma influência na evolução da gama de produtos. Agora, os desafios mais importantes neste campo permanecem o do tamanho, peso, autonomia das baterias e disponibilidade das redes de carregamento. A experiência da Ducati na Taça do Mundo FIM Enel de MotoE será um suporte fundamental para a pesquisa e desenvolvimento de produtos, juntamente com a evolução da tecnologia e química. O objetivo é estudar como produzir, assim que a tecnologia o permita, veículo elétrico Ducati que seja desportivo, leve, emocionante e capaz de satisfazer todos os entusiastas.

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Um novo capítulo da Taça do Mundo FIM Enel de MotoE está mais perto que nunca. E na Ducati também.

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Durante 2022, vários eventos e momentos coletivos irão permitir aos fãs descobrir o desenvolvimento do projeto, passo a passo.