A Ducati Panigale V4 continua a sua evolução para 2023, com a introdução de uma série de melhoramentos de eletrónica que tornam a moto ainda mais fácil e mais intuitiva para pilotos de todos os níveis.
A família Panigale é a expressão máxima da contínua partilha de informação e tecnologias do mundo da competição para as motos de produção, e, com a versão 2023 da Panigale V4, continuamos neste caminho anual de melhoramento, exatamente como sucede com os protótipos da Ducati Corse.
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O projeto da Panigale V4 representa plenamente o carácter único de uma marca que trabalha para garantir que tudo o que desenha para a competição, pode ser depois transferido para as motos destinadas aos entusiastas.
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Com o modelo de 2022, a Panigale V4 teve a mais significativa evolução desde o ano do seu lançamento, com melhoramentos que afetaram todos os aspetos da moto: aerodinâmica, ergonomia, motor, ciclística e eletrónica (link para o press kit completo aqui).
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Nas versões de 2023 da Panigale V4, Panigale V4 S e Panigale V4 SP2, o passo em frente surge na forma da adoção de um pacote de eletrónica atualizado, capaz de aumentar as sensações de pilotagem e prestações em pista.
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Para melhorar a estabilidade, precisão e direccionalidade durante a travagem e em curva, e permitir ao piloto definir com maior precisão as melhores definições de eletrónica em cada circuito, a Panigale V4 2023 recebe um novo software no Engine Brake Control (EBC) EVO 2 , que conta com uma diferente calibragem mudança-a-mudança em cada um dos três níveis selecionáveis. A nova estratégia foi desenvolvida para otimizar a intensidade do travão-motor de acordo com a carga na roda traseira. Na primeira fase da travagem, quando existe pouca carga no pneu traseiro, o EBC EVO 2 fornece menos travão-motor, que aumenta à medida que nos aproximamos do centro da curva: o momento em que a intervenção do travão-motor mais contribui para diminuir a velocidade da moto e fechar a trajetória. Graças a esta estratégia, que assegura uma intervenção mais equilibrada do controlo do travão-motor em qualquer fase da pilotagem, o sistema reduz o bloqueio da roda traseira nas mais exigentes situações de travagem, melhorando assim a estabilidade e precisão na fase de curva.
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A Panigale V4 2023 também recebe uma nova estratégia para o Ducati Quick Shift (DQS) , melhorando a fluidez das passagens de caixa a cada grau de abertura do acelerador, tanto parcial como totalmente, lidando com as duas diferentes situações de forma diversa. Ao passar de caixa a meio gás, onde o sistema anteriormente cortava a injeção, agora o efeito é conseguido pelo retardar do tempo de ignição, suavizando assim a passagem de caixa numa utilização em estrada graças à ausência de qualquer corte do motor. Ao passar de caixa com o acelerador completamente aberto, uma situação típica em pista, a estratégia continua a empregar um corte de injeção, mas a fase de restituição de binário foi refinada, garantindo mais estabilidade à moto e uma mais homogénea – e por isso mais eficiente – aceleração, beneficiando o tempo por volta.
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Para além destas alterações, existe uma nova estratégia para a ventoinha de refrigeração , capaz de oferecer uma melhor gestão das temperaturas de funcionamento e um maior conforto térmico para o condutor a velocidades típicas do uso em estrada. Esta última atualização também reduz o crescendo do calor no final das sessões em pista.
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As atualizações para 2023 são complementadas pelo refinamento das estratégias do Ducati Traction Control (DTC) e do Ride by Wire. Este primeiro evoluiu para tornar a ação do controlo de tração ainda mais precisa em função do ângulo de inclinação, enquanto o segundo melhora a ligação entre o binário requisitado pelo piloto e o binário que é na realidade entregue. Estes melhoramentos seguem a filosofia da Ducati de contínuo desenvolvimento do produto, assegurando uma evolução regular para oferecer sempre o melhor nível de prestações, funcionalidade e conforto.
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Estas atualizações, disponíveis para todos os modelos Panigale V4, V4 S e V4 SP2 2023, também estarão disponíveis para todos os proprietários de Panigale V4, Panigale V4 S e Panigale V4 SP2 2022, através de uma simples intervenção que pode ser efetuada num Ducati Service a partir do final de julho de 2022.