Com a nova Panigale V4, a Ducati ultrapassa ainda mais os limites das superdesportivas de estrada. Nascida da profunda evolução da moto que venceu o Campeonato do Mundo de Superbike por dois anos consecutivos, a nova Panigale V4 sofreu uma reformulação completa em termos de design, base técnica e ergonomia. Um desenvolvimento que tira o máximo partido dos benefícios decorrentes da evolução dos pneus, aerodinâmica e eletrónica, graças também à experiência da Ducati Corse.
.
A busca incessante pela performance, típica do mundo da competição, também influenciou profundamente a evolução do design de motos. Na verdade, na nova Panigale V4, estilo e tecnologia estão perfeitamente fundidos com o objetivo de melhorar o desempenho. Uma moto que desperta admiração à primeira vista, uma sensação mágica e irracional que aumenta quando estamos aos comandos graças às soluções técnicas desenhadas pelos engenheiros da Ducati.
.
“A missão da Ducati é enriquecer a vida das pessoas através de motos tecnologicamente sofisticadas caracterizadas pela beleza sensual”, declarou Claudio Domenicali ao apresentar a moto durante a Ducati World Première. “Poucas motos como a nova Panigale V4, a sétima geração da Superbike Ducati, alcançam essa missão. Uma moto que dá continuidade a uma história de sucessos e modelos inesquecíveis, e que representa a expressão máxima dos nossos valores de Estilo, Sofisticação e Performance.”
.
A nova Panigale V4 é uma moto que permite a quem a conduz experimentar as sensações de um piloto profissional graças a soluções e tecnologias eletrónicas sem precedentes, em grande parte derivadas do MotoGP. Soluções como o motor V4 com distribuição desmodrómica e eixo contra rotativo, ou chassis e eletrónica ainda mais próximos da Desmosedici oficial de GP. Uma moto capaz de amplificar as capacidades de condução do seu piloto, seja profissional ou amador, oferecendo-lhe a confiança que lhe permite ultrapassar os seus limites na condução em circuito.
.
Uma Panigale V4 que segue o caminho evolutivo traçado pela Ducati na competição de MotoGP, onde a Desmosedici se tornou a moto mais desejada da categoria, com a qual, em 2023, sete dos seus oito pilotos conseguiram vencer pelo menos uma corrida.
.
A nova Panigale V4 S pesa apenas 187 kg, menos dois quilos do que o modelo anterior, e ganha 0,5 cv apesar da homologação Euro5+ mais restritiva**. As inovações tecnológicas com que está equipado, aliadas a estas melhorias, permitiram a um grupo de pilotos de diferentes capacidades – desde o rápido amador ao piloto profissional – baixarem os seus melhores tempos num segundo completo durante um teste comparativo realizado no circuito de Cremona.