Wonder. Engineered.

Panigale V4 Panigale V4 S
Potência
216 cv (homologação Euro 5+) i 216 cv (homologação Euro 5+) i
Binário
120.9 Nm i 120,9 Nm i
Segurança e Técnica
Race eCBS, DVO, DTC, DWC, DSC, DPL, DQS, EBC Race eCBS, DVO, DTC, DWC, DSC, DPL, DQS, EBC
Preço
28.925 € i 34.725 € i

Com a nova Panigale V4, a Ducati ultrapassa ainda mais os limites das superdesportivas de estrada. Nascida da profunda evolução da moto que venceu o Campeonato do Mundo de Superbike por dois anos consecutivos, a nova Panigale V4 sofreu uma reformulação completa em termos de design, base técnica e ergonomia. Um desenvolvimento que tira o máximo partido dos benefícios decorrentes da evolução dos pneus, aerodinâmica e eletrónica, graças também à experiência da Ducati Corse.
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A busca incessante pela performance, típica do mundo da competição, também influenciou profundamente a evolução do design de motos. Na verdade, na nova Panigale V4, estilo e tecnologia estão perfeitamente fundidos com o objetivo de melhorar o desempenho. Uma moto que desperta admiração à primeira vista, uma sensação mágica e irracional que aumenta quando estamos aos comandos graças às soluções técnicas desenhadas pelos engenheiros da Ducati.
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“A missão da Ducati é enriquecer a vida das pessoas através de motos tecnologicamente sofisticadas caracterizadas pela beleza sensual”, declarou Claudio Domenicali ao apresentar a moto durante a Ducati World Première. “Poucas motos como a nova Panigale V4, a sétima geração da Superbike Ducati, alcançam essa missão. Uma moto que dá continuidade a uma história de sucessos e modelos inesquecíveis, e que representa a expressão máxima dos nossos valores de Estilo, Sofisticação e Performance.”
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A nova Panigale V4 é uma moto que permite a quem a conduz experimentar as sensações de um piloto profissional graças a soluções e tecnologias eletrónicas sem precedentes, em grande parte derivadas do MotoGP. Soluções como o motor V4 com distribuição desmodrómica e eixo contra rotativo, ou chassis e eletrónica ainda mais próximos da Desmosedici oficial de GP. Uma moto capaz de amplificar as capacidades de condução do seu piloto, seja profissional ou amador, oferecendo-lhe a confiança que lhe permite ultrapassar os seus limites na condução em circuito.
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Uma Panigale V4 que segue o caminho evolutivo traçado pela Ducati na competição de MotoGP, onde a Desmosedici se tornou a moto mais desejada da categoria, com a qual, em 2023, sete dos seus oito pilotos conseguiram vencer pelo menos uma corrida.
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A nova Panigale V4 S pesa apenas 187 kg, menos dois quilos do que o modelo anterior, e ganha 0,5 cv apesar da homologação Euro5+ mais restritiva**. As inovações tecnológicas com que está equipado, aliadas a estas melhorias, permitiram a um grupo de pilotos de diferentes capacidades – desde o rápido amador ao piloto profissional – baixarem os seus melhores tempos num segundo completo durante um teste comparativo realizado no circuito de Cremona.

  • Aerodinâmica
  • Motor
  • Ciclística
  • Eletrónica
  • Ergonomia

Design aerodinâmico integrado

Com a chegada da sétima geração das motos desportivas Ducati, da 851 até hoje, o desenvolvimento desta superbike da Ducati marca um importante ponto de viragem. Da abordagem anterior, baseada num pacote aerodinâmico aplicado a uma moto com um design já completo, a Ducati passou para um método de trabalho de design aerodinâmico e design integrado, através de uma visão global em que os perfis aerodinâmicos se encaixam perfeitamente nas linhas da moto.
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A nova carenagem reduz a resistência aerodinâmica em 4% e protege o piloto de forma mais eficaz em linha reta, mantendo-o numa espécie de “bolha” de ar tranquila. As asas de perfil duplo de alta eficiência estão perfeitamente integradas com as formas da frente, mantendo a contribuição em termos de downforce inalterada em comparação com o modelo anterior. Chegar para trás o bordo dianteiro da carenagem, em relação à roda dianteira, torna a moto mais ágil ao mudar de direção em velocidade, enquanto a melhoria na forma do guarda-lamas e na dos radiadores aumenta a eficácia do sistema de refrigeração, particularmente o radiador a óleo.
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Para conceber a nova Panigale V4, a Centro Stile Ducati inspirou-se na lendária Ducati 916. O objetivo dos designers era inspirar-se na icónica moto da marca Borgo Panigale e integrar as soluções ergonómicas e aerodinâmicas da Desmosedici GP, necessárias para satisfazer o atual estilo de condução em pista. A vista lateral da nova Panigale V4 encontra aquele equilíbrio entre a frente e a traseira típica da 916, com um layout mais horizontal e mais parecido com o das motos de MotoGP dos últimos anos. A linha inconfundível da 916 também serviu de inspiração para projetar o conjunto de luzes dianteiras, no qual o visual assertivo é sublinhado pelo duplo DRL em forma de V típico das motos desportivas de Borgo Panigale. Finalmente, a entrada de ar é agora única e central, escondida sob a carenagem, enquanto a traseira, mais larga e mais longa, aumenta o espaço para o piloto.

Motor derivado da competição

A Panigale V4, mais potente e leve que o modelo anterior, foi criada para dar aos entusiastas sensações incomparáveis. O seu motor, a Desmosedici Stradale, é diretamente derivado do da Ducati de MotoGP, com a qual partilha inúmeras soluções técnicas, a começar pela arquitetura. É um V4 a 90° com distribuição desmodrómica, eixo contra-rotativo e temporização Twin Pulse, o que dá à Panigale V4 um som parecido com o da Desmosedici GP.
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No Desmosedici Stradale da nova Panigale V4 o diagrama de distribuição foi revisto, com cames com um perfil diferente e um valor de elevação mais elevado. O alternador e a bomba de óleo são os mesmos que estão montados na Panigale V4 R, enquanto a caixa de velocidades é a utilizada na Superleggera V4. As trompetas de admissão de comprimento variável têm um curso maior, com um valor de 25 mm na configuração curta (-10 mm) e 80 na longa (+5 mm).
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O motor Desmosedici Stradale, homologado pela norma Euro5+, debita 216 cv às 13.500 rpm e um binário máximo de 12,3 Kgm às 11.250 rpm**. Valores que aumentam na configuração de pista: ao adotar o escape de corrida Ducati Performance da Akrapovič, a potência máxima sobe para 228 cv.

Chassis derivado do MotoGP

A Panigale V4 sempre foi a moto superdesportiva de estrada mais próxima de uma MotoGP. Em 2022, Francesco Bagnaia registou o melhor tempo de 1m35.8s durante a Lenovo Race of Champions, competição aprovada pela FMI, no asfalto de Misano. A menos de 4 segundos do recorde absoluto da corrida de MotoGP: 1m31.8s, estabelecido pelo próprio Francesco Bagnaia na sua Ducati Desmosedici GP.
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Para tornar a Panigale V4 ainda mais competitiva, a Ducati Corse pediu novos níveis de rigidez para o quadro e braço oscilante para poder explorar todo o potencial dos novos pneus slick usados nas Superbikes.
Os engenheiros da Ducati Corse definiram a rigidez lateral ótima para manter a aderência em ângulos de inclinação agora superiores a 60°, mantendo ao mesmo tempo elevados valores de rigidez longitudinal para explorar o binário do motor durante a aceleração e travagem durante uma travagem.
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Para este efeito, o Front Frame foi modificado e um novo braço oscilante de dois braços – Ducati Hollow Symmetrical Swingarm – foi desenvolvido; Leve e com um design inovador, graças a uma geometria específica, permitiu manter a posição do escape sob o motor, uma solução única no panorama global das motos superdesportivas de estrada. Esta solução confirma a abordagem Ducati, baseada no estilo, sofisticação e desempenho, capaz de superar o compromisso entre estilo e performance.
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O novo braço oscilante reduz a rigidez lateral (-37% em comparação com o anterior monobraço) e o peso graças às duas grandes aberturas de aligeiramento, melhorando a tração ao sair das curvas e a sensação do condutor durante a aceleração. O conjunto da jante traseira forjada com o braço oscilante pesa menos 2,7 kg do que o anterior e é mais eficaz na colocação de energia no solo. Na Panigale V4 S, as jantes de liga leve em alumínio forjado com cinco raios tangenciais, inspiradas nas da Desmosedici GP, pesam apenas 2,95 e 4,15 kg à frente e atrás, respetivamente.
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O Front Frame é mais leve (3,47 kg em comparação com os anteriores 4.2) e foi remodelado em termos de rigidez em comparação com o modelo anterior (-40% lateralmente). Como resultado, oferece ainda mais confiança em inclinação e é mais eficaz quando se trata de escolher a linha do apex e completar a curva. A terceira geração das suspensões Öhlins NPX/TTX controladas eletronicamente da Panigale V4 S, ampliam a sua gama de ajustes e oferecem configurações mais confortáveis para uso em estrada e são mais eficazes ao andar nas curvas de um circuito. Ao mesmo tempo, a maior velocidade das válvulas hidráulicas oferece uma resposta mais precisa e rápida em todas as situações de condução.
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A nova Ducati Panigale V4 é a primeira moto do mundo equipada com as pinças de travão dianteiro Brembo HypureTM. Mais leves (-60 gramas por par) e de melhor desempenho, as pinças Brembo HypureTM dispersam o calor gerado pela travagem de forma mais eficaz, oferecendo uma performance mais consistente e, portanto, uma maior eficácia para o condutor na busca dos seus próprios limites. Outra estreia mundial importante é o sistema Race eCBS, desenvolvido pela Bosch em colaboração com a Ducati. Nos níveis dedicados ao uso em circuito, este pode ativar o travão traseiro de acordo com estratégias que reproduzem as técnicas dos pilotos profissionais e, portanto, experimentar a possibilidade de atrasar o ponto de travagem em pista em comparação com a ausência do sistema. Mais precisamente, o sistema continua a ativar o travão traseiro mesmo depois de libertar a manete do travão dianteiro ao entrar e fazer curvas, como os profissionais conseguem fazer controlando o guiador.

Re-Evolução eletrónica

Ducati Vehicle Observer
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O compromisso constante com a inovação eletrónica levou a Ducati ao desenvolvimento do Vehicle Observer (DVO). O Ducati Vehicle Observer simula a contribuição de mais de 70 sensores, refinando assim as estratégias de controlo eletrónico, o que pode alcançar uma eficácia sem precedentes na produção em série. A extrema precisão desta funcionalidade permite, de facto, que os controlos intervenham de forma quase preditiva para satisfazer prontamente os pedidos do condutor na procura da máxima performance.
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O DVO, desenvolvido pela Ducati Corse no MotoGP, estima as forças terrestres que atuam sobre a moto e as cargas que ela pode suportar em diversas condições de condução, integrando as informações da plataforma inercial IMU de uma forma ainda mais precisa.
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A Panigale V4 2025 está equipada com um pacote completo de controles eletrónicos: Ducati Traction Control DVO, Ducati Slide Control, Ducati Wheelie Control DVO, Ducati Power Launch DVO, Engine Brake Control e Ducati Quick Shift 2.0. O sistema DQS 2.0 utiliza uma estratégia baseada apenas no sensor de posição angular do tambor da caixa, podendo assim utilizar um pedal de mudanças sem microinterruptores e, portanto, oferecendo ao condutor uma sensação mais direta com um curso reduzido.
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Painel de instrumentos de MotoGP
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O painel é completamente novo. A dimensão de 6,9″ com uma proporção de 8:3 oferece a máxima legibilidade sem interferir com a visão através do écran na posição atrás da carenagem. O vidro protetor usa a tecnologia Optical Bonding para garantir uma legibilidade ideal no fundo preto, mesmo durante o dia.
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Na nova Panigale V4, a sensação de estar numa Desmosedici GP é reforçada pelo novo ecrã Track na instrumentação. A interface dedicada ao uso em pista é, de facto, concebida para apoiar o piloto na procura da máxima performance. Graças ao tamanho e ao formato “amplo” do novo painel de instrumentos, uma série de novos parâmetros podem ser mostrados num dos lado do écran:

• “g-Meter”, que indica em tempo real o valor da aceleração lateral durante a inclinação, e longitudinalmente durante a aceleração e travagem.
• “Power&Torque”, que apresenta a percentagem de potência e binário fornecidos nesse momento em comparação com os valores máximos disponíveis tendo em conta a velocidade engrenada.
• “Ângulo de inclinação”, que mostra os ângulos de inclinação instantâneos acompanhados pelo nível de abertura do acelerador e pela pressão exercida sobre o travão.
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O Info Mode Track pode exibir o desempenho cronológico em tempo real. Aproveitando o sistema GPS, o painel exibe os tempos por volta e pode lidar com três splits, que podem ser definidos pelo piloto usando o botão flash durante a primeira sessão. O painel exibe a tabela de tempos divididos, com os ícones T1, T2 ou T3 indicando o desempenho obtido nesse setor da pista usando os mesmos códigos de cores – branco, cinza, laranja, vermelho – usados na MotoGP.
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O modo Road info é muito limpo, com grande destaque para o conta rotações circular, colocado no centro e com o indicador de mudança engrenada no interior. O lado esquerdo do ecrã está reservado para as definições, navegação (se instalada), o leitor de música, a gestão do smartphone e os acessórios punhos aquecidos e as diferentes funções disponíveis para cada um destes. No lado direito estão as indicações de velocidade, tempo, temperatura da água e cruise control, se ativado. O painel altera dinamicamente a distribuição do espaço, movendo as colunas e redistribuindo as áreas, para oferecer uma visibilidade máxima das funções usadas a cada momento, tal como a navegação.
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Ao regressar às boxes, a nova aquisição de dados DDL completa a experiência oficial do piloto. O sistema, desenvolvido pela 2D em colaboração com a Ducati, regista todos os parâmetros relevantes para a condução a partir da CAN bus da Panigale, cruzando-os com um sistema GPS de última geração capaz de desenhar as trajetórias percorridas com enorne precisão. Os dados podem então ser analisados usando um software externo com modelos e relatórios criados pela Ducati Corse, para aperfeiçoar o desempenho em pista.

Desenhada para o piloto

A posição de condução da nova Panigale V4 foi desenvolvida com o duplo objetivo de garantir a máxima integração do piloto na aerodinâmica da moto e melhorar o controlo nas fases mais importantes da condução em pista. O conjunto assento-depósito, graças ao espaço maior, oferece mais liberdade de movimento longitudinal e facilita o posicionamento na carenagem, também graças a uma cavidade profunda na parte superior que evita interferências com a queixeira do capacete.

Ao mesmo tempo, a parte de trás do depósito, combinada com as tampas laterais e o formato do banco, apoia melhor o piloto durante as fases da travagem, entrada em curva e curva, sem limitar os movimentos corporais nas outras fases. O piloto tem mais facilidade em fazer força com os joelhos para contrariar a desaceleração e inclinar-se para fora do assento quando a moto está em curva, reduzindo assim a tensão nos braços e, consequentemente, o cansaço geral. Os poisa pés foram movidos 10 mm para dentro em comparação com a atual Panigale V4, aumentando a distância ao solo e, ao permitir que o piloto tenha os pés e as pernas posicionados mais internamente, melhorando a penetração aerodinâmica.

  • Panigale V4
  • Panigale V4 S

Panigale V4

A nova Panigale V4 é a moto que mais se aproxima às de MotoGP, herdando algumas das soluções técnicas desenvolvidas pela equipa ganhadora de múltiplos títulos mundiais para oferecer ao piloto as mesmas sensações de condução que os pilotos profissionais

Panigale V4 S

A Panigale V4 S diferencia-se da V4 por montar a nova suspensão Öhlins controlada eletronicamente SmartEC3.0, jantes de alumínio forjado e uma bateria de lítio.

Vestuário

  • Panigale V4
  • Panigale V4 S
Altura do assento
850 mm
Distância entre eixos
1485 mm
CILINDRADA
1103 cc
Potência
216 cv às 13.500 rpm
Binário
120,9 Nm às 11.250 rpm
Peso sem combustível
191 kg
Altura do assento
850 mm
Equipamento de segurança
Riding Modes, Power Modes, Race eCBS, Ducati Vehicle Observer (DVO), Ducati Traction Control (DTC) DVO, Ducati Wheelie Control (DWC) DVO, Ducati Slide Control (DSC), Engine Brake Control (EBC), Ducati Brake Light (DBL), guia de corrente
Regulação das válvulas (KM)
24.000 km
Altura do assento
850 mm
Distância entre eixos
1485 mm
CILINDRADA
1103 cc
Potência
216 cv às 13.500 rpm
Binário
120,9 Nm às 11.250 rpm
Peso sem combustível
187 kg
Altura do assento
850 mm
Equipamento de segurança
Riding Modes, Power Modes, Race eCBS, Ducati Vehicle Observer (DVO), Ducati Traction Control (DTC) DVO, Ducati Wheelie Control (DWC) DVO, Ducati Slide Control (DSC), Engine Brake Control (EBC), Ducati Brake Light (DBL), guia de corrente
Regulação das válvulas (KM)
24.000 km

Especificações
Técnicas