Marco histórico

Panigale V4 25º Anniversario 916
Potência
214 cv i
Binário
124 Nm i
Segurança e Técnica
DTC EVO2, C-ABS EVO, DPL, DQS, DSC, DWC, EBC
Preço
44.095 € i

Em 2019 cumpre-se um quarto de século desde que a Ducati 916 chegou ao palco global, mudando para sempre o mundo das Superbike. Nascida a partir dos esboços de Massimo Tamburini, esta moto revolucionou o mundo do design motociclístico e fez apaixonar fãs em todo o planeta. Incrivelmente inovadora no seu estilo, elegância, leveza e dimensão compacta, é vista por muitos como a moto mais sexy e icónica alguma vez construída.

A Ducati 916 não foi apenas uma moto bela e um enorme sucesso de vendas, também venceu Campeonatos do Mundo de Superbike: a 916 SBK foi uma força a ter em conta logo desde a sua estreia em 1994, e os anos seguintes viram-na vencer 120 corridas, 8 títulos de Construtor e 6 títulos de Pilotos, quatro deles com Carl Fogarty. O piloto inglês ganhou 55 corridas com a Ducati, 43 das quais pilotando a 916 SBK e a 996 SBK. “King” Carl e a 916 permanecem o mais bem-sucedido “casal” da história da Ducati em SBK.

A Ducati decidiu celebrar este aniversário construindo uma versão especial da Panigale V4 dedicada à 916. Esta foi a génese da Panigale V4 25° Anniversario 916: uma moto única de edição limitada a 500 unidades, desenhada para permitir a todos os verdadeiros Ducatisti reviverem o espírito da 916.
A “25° Anniversario 916” é construída sobre a base mecânica da Panigale V4 S. Esta sofreu upgrades orientados para a competição e derivados da Panigale V4 R, como é o caso do quadro Front Frame, desenhado segundo das especificações da Ducati Corse. A imagem da moto combina uma decoração especial com jantes em magnésio forjado, um escape homologado Akrapovič em titânio e uma longa lista de componentes Ducati Performance em fibra de carbono e alumínio trabalhado a partir do bloco.
Uma moto de coleção, que permitirá aos Ducatistas reviverem o espírito da 916 ao pilotar esta nova versão. Para satisfazer ainda mais os colecionadores mais exigentes, a moto vem com um certificado de autenticidade, indicando o número de série limitada, número de quadro e de motor.

  • Design
  • Edição limitada
  • Equipamento especial
  • Motor
  • Ciclística
  • Eletrónica

Um tributo à Ducati 996 SBK

A Panigale V4 25° Anniversario 916 caracteriza-se por uma decoração inspirada na Ducati 996 SBK que venceu o Campeonato do Mundo de Superbike em 1999 com Carl Fogarty. O grafismo sobre a base Ducati Red tem como destaque a placa com o número “1” de Campeão do Mundo no frontal e nas carenagens. A parte inferior do depósito de combustível é percorrida por uma faixa de cor negra que se prolonga desde o quadro aos extratores das carenagens laterais: o conjunto acentua o dinamismo da vista lateral e remete-nos para a caixa de ar em fibra de carbono da 996 SBK. Também encontramos a cor negra nas carenagens inferiores e na montagem do grupo ótico, dando às duas entradas de ar frontais uma imagem mais ampla e musculada. O assento do condutor apresenta a mesma combinação de cores da moto, com uma nítida separação entre o vermelho e o negro que se estende até à tampa traseira.
São igualmente fornecidos os autocolantes que reproduzem os logótipos “Shell” e “Foggy”, para aplicar respetivamente nas carenagens laterais e na base do para-brisas, caso o proprietário queira reforçar os laços visuais que a ligam à 996 SBK de Carl Fogarty.
A imagem desportiva fica completa com as jantes forjadas em magnésio da Marchesini Racing, o silenciador Akrapovič em titânio e os requintados componentes em fibra de carbono e em alumínio trabalhado a partir do bloco.

Uma peça de colecionador Ducati

A Panigale V4 25° Anniversario 916; uma moto especial e única, realizada numa edição limitada e numerada de 500 unidades. Para satisfazer os colecionadores mais exigentes, a moto é acompanhada de um certificado de autenticidade, correspondente ao número de série gravado a laser (XXX/500) na mesa de direção superior, com os números de quadro e de motor. São igualmente fornecidos os autocolantes que reproduzem os logótipos “Shell” e “Foggy”, para aplicar respetivamente nas carenagens laterais e na base do para-brisas, caso o proprietário queira reforçar os laços visuais que a ligam à 996 SBK de Carl Fogarty.

Equipamento dedicado de série

A “25° Anniversario 916” é baseada na mecânica da Panigale V4 S, enriquecida por conteúdos técnicos de competição, derivados da Panigale V4 R, como o quadro Front Frame desenhado segundo as especificações da Ducati Corse, a embraiagem a seco e os controlos eletrónicos ainda mais orientados para um uso em pista, como o Ducati Quick Shift up/down EVO 2 otimizado para as trocas de caixa mais agressivas e o Ducati Traction Control EVO 2.

A Panigale V4 25º Aniversário 916 é fornecida ainda com o seguinte equipamento dedicado:
• Decoração “25° Anniversario 916”
• Mesa de direção em alumínio feito do bloco com número de série (xxx/500)
• Quadro “Front Frame” com especificações Ducati Corse
• Assento do condutor em dois tons
• Jantes forjadas em magnésio Marchesini Racing
• Embraiagem a seco
• Silenciador homologado Akrapovič em titânio
• Ducati Traction Control EVO 2 (DTC EVO 2)
• Ducati Quick Shift up/down EVO 2 (DQS EVO 2)
• Para-brisas desportivo
• Guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono
• Guarda-lamas traseiro em fibra de carbono
• Proteções de calcanhar em fibra de carbono
• Cobertura do braço oscilante em fibra de carbono e titânio
• Punhos racing
• Poisa-pés do condutor reguláveis, em alumínio feito do bloco
• Manetes de embraiagem e travão dobráveis, em alumínio feito do bloco
• Proteção da manete de travão (fornecida)
• Kit Ducati Data Analyser+ (DDA+) com módulo GPS (fornecido)
• Tampa da embraiagem aberta em fibra de carbono (fornecido)
• Capa para a moto com personalização “25° Anniversario 916” (fornecido)
• Tampão do depósito racing em alumínio feito do bloco (fornecido)
• Tampa para a remoção do porta-matrícula (fornecido)
• Coberturas para os encaixes do espelho em alumínio feito do bloco (fornecido)
• Autocolantes com os logótipos “Shell” e “Foggy” (fornecido)

Desmosedici Stradale

A Panigale V4 25° Anniversario 916 é movida pelo motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³. Um V4 a 90° com distribuição Desmodrómica derivado do MotoGP, o único no seu género com cambota contrarrotante e ordem de ignição “Twin Pulse”. Este motor é capaz de debitar uma potência de 214 cv às 13.000 rpm, com um binário máximo de 12,6 kgm às 10.000 rpm, que o torna extremamente utilizável numa utilização em estrada.

A adoção da embraiagem a seco e do silenciador homologado Akrapovič em titânio transformam o Desmosedici Stradale que equipa a “25° Anniversario 916” num objeto de desejo para os Ducatisti mais apaixonados.

O V4 a 90° da Panigale V4 25° Anniversario 916 emprega uma embraiagem a seco STM EVO-SBK, produzida em alumínio trabalhado do bloco. Comparativamente à embraiagem em banho de óleo, assegura, numa utilização extrema em pista, um funcionamento mais eficaz mesmo nas reduções mais agressivas, e uma maior fluidez em todas as fases de “off-throttle”, para além da possibilidade de personalizar o nível do travão-motor “mecânico”, selecionando uma mola secundária diferente entre as disponíveis no catálogo Ducati Performance. A montagem aberta da tampa de embraiagem feita em fibra de carbono, incluída no equipamento fornecido, como se utilizava na época da Ducati 916, recompensa-nos com o som metálico amado por todos os Ducatisti.

A típica sonoridade do escape do Desmosedici Stradale é reforçada pelo silenciador homologado Akrapovič em titânio, mais leve 0,5 kg em relação ao que equipa a Panigale V4 S, conferindo um toque racing à imagem da moto, graças aos terminais realizados em fibra de carbono e grelha em ninho de abelha nas saídas de escape, que nos remetem para o mundo do MotoGP.

Definida pela excelência

Em termos de ciclística a Panigale V4 25° Anniversario 916 conta com tudo aquilo que de melhor se possa desejar. O quadro “Front Frame”, que faz uso do motor Desmosedici Stradale como elemento estrutural do chassis, é o mesmo que foi empregue na Panigale V4 R, diferenciando-se pelas barras laterais maquinadas mais leves, que permitem reduzir mais o peso ao mesmo tempo que atingem as metas de rigidez impostas pela Ducati Corse. O quadro trabalha em consonância com uma forquilha Öhlins NIX-30, amortecedor traseiro Öhlins TTX36 e amortecedor de direção igualmente Öhlins, um conjunto gerido pelo sistema de controlo Öhlins Smart EC 2.0. Para o piloto, tudo isto permite o acesso a um nível superior de controlo dinâmico da moto, em benefício da segurança na estrada e da redução dos tempos em pista.

Tornando a Panigale V4 25° Anniversario 916 ainda mais ágil e rápida na entrada e em curva, encontramos as levíssimas jantes forjadas em magnésio Marchesini Racing, que concedem uma redução do peso não suspenso em 1 kg relativamente à Panigale V4 S.

O sistema de travagem é igualmente topo de game e é composto, na frente, por dois discos Brembo de 330 mm de diâmetro, acoplados a pinças monobloco Brembo Stylema®. Atrás temos um disco único de 245 mm com pinça de dois pistões.

Eletrónica para uso em pista

A Panigale V4 25° Anniversario 916 está equipada com um pacote eletrónico de última geração, assente na plataforma de medição inercial Bosch de 6 eixos (6D IMU – Inertial Measurement Unit), que integra sistemas de controlo desenhados para gerir todas as fases da condução.

A nova estratégia do Ducati Traction Control EVO 2 (DTC EVO 2) deriva da Ducati Desmosedici GP18, e é já empregue nas Panigale V4 R e V4 R SBK. Para além da interação com a Unidade de Medição Inercial (IMU) de 6 eixos e de adaptar o nível de intervenção ao deslizamento da roda e ao ângulo de inclinação, o software melhora de forma significativa a gestão da potência nas saídas de curva graças a uma nova estratégia de controlo “previsível”. Agindo não apenas no valor instantâneo do deslizar da roda traseira, mas também na sua variação, interceta mais rapidamente as perdas de aderência e reduz os picos de derrapagem, garantindo assim uma intervenção mais rápida e suave. Tudo isto se reflete numa saída de curva mais estável, mesmo em condições de aderência não ideais, maior aceleração e melhoria da performance, seja em tempos por volta seja a longo termo.

Para além de comandar o avanço da ignição e a injeção, o DTC EVO 2 usa, em todas as situações que não requeiram uma intervenção rápida, as válvulas dos corpos de injeção para manter parâmetros de combustão ideais e assegurar uma resposta do motor mais fluida e controlada.

O DTC EVO 2 é passível de ser regulado em 8 níveis diversos de intervenção (6 para piso seco e 2 para piso molhado), permitindo ao piloto adaptar a estratégia de controlo ao seu próprio estilo de condução e às condições de aderência, para maximizar as prestações.

O DQS EVO 2, igualmente derivado da Panigale V4 R, reduz o tempo nas passagens de caixa para cima, permitindo trocas de caixa mais desportivas em altos regimes (acima das 10.000 rpm), típicos de uma utilização em pista, e aumenta a estabilidade nas trocas de caixa em acelerações fortes ou em curva.

Todas as informações necessárias à condução são visualizadas num painel full-TFT de 5’’ a cores e de elevada resolução (186.59 PPI – 800xRGBx480), com uma interface intuitiva que permite também regular os parâmetros de cada controlo individualmente.

A Panigale V4 25° Anniversario 916 está equipada com um kit Ducati Data Analyser+ (DDA+) com módulo GPS. O Ducati Data Analyser+ (DDA+) é um sistema de telemetria, similar aos utilizados em competição, que é composto por um dispositivo de aquisição de dados através de uma linha CAN, e de um software de análise – para PC Windows e Mac – inspirado nos programas profissionais.

O dispositivo memoriza os parâmetros de utilização do veículo, como trajetórias, RPM, mudança engrenada, ângulo de abertura do acelerador, pressão no travão dianteiro, DTC, etc, e geolocaliza-o no traçado. Uma vez retirado da moto e conectado na porta USB do computador, o software permite carregar os diversos canais de aquisição de dados para analisar as prestações em pista.

  • Panigale V4 25º Anniversario 916

Panigale V4 25º Anniversario 916

Edição limitada a 500 unidades numeradas, quadro Front Frame”, jantes forjadas em magnésio Marchesini, Embraiagem a seco, Silenciadores Akrapovič em titânio, DTC EVO 2, DQS EVO 2 (DQS EVO 2), Kit Ducati Data Analyser+ com módulo GPS,

  • Panigale V4 25º Anniversario 916
Altura do assento
830 mm
Distância entre eixos
1469 mm
CILINDRADA
1103 cc
Potência
214 cv (127,5 kw) / 13.000 rpm
Binário
124 Nm / 10.000 rpm
Peso a seco
173 kg
Altura do assento
830 mm
Equipamento de segurança
Riding Modes, Power Modes, Bosch Cornering ABS EVO, DTC EVO 2, DWC EVO, DSC, EBC EVO, auto-calibragem dos pneus
Regulação das válvulas (KM)
24.000 km

Especificações
Técnicas