DesertX

DesertX
Potência
110 cv (81 kW) i
Binário
92 Nm i
Segurança e Técnica
DTC, DWC, EBC, DQS, Cornering ABS
Preço
17.555 € i

Dream Wilder

A DesertX é uma moto com uma intensa atitude off-road, que efetivamente alarga os horizontes daquilo que pode ser feito com uma Ducati. As dunas do deserto, estreitos trilhos de todo-o-terreno, estradas de gravilhas e sinuosos traçados de montanha: com a DesertX os sonhos dos viajantes não conhecem limites.
.
Equipada com jantes de 21’’ à frente e 18’’ atrás, a nova DesertX foi desenhada para enfrentar o off-road mais exigente. O desenvolvimento especificamente focado no off-road, conjugado com a valiosa perícia da Ducati em estrada, dá vida a uma moto reativa e de abordagem fácil, à-vontade em qualquer terreno e em asfalto.
.
O projeto da DesertX nasceu em 2019, quando a Ducati apresentou a concept bike do mesmo nome ao público, gerando uma forte reação positiva de motociclismo por todo o mundo. Este importante feedback deu ao fabricante de Bolonha o empurrão decisivo para transformar o conceito neste moto funcional, competente e eficaz.
.
O design da DesertX representa uma interpretação contemporânea das linhas das motos de enduro dos anos ‘80, criada pelo Ducati Centro Stile mantendo os critérios de robustez e essencialidade.
A moto é visualmente composta por 3 macro elementos: um único volume que inclui o depósito e os painéis laterais, o assento e o para-brisas que incorpora uma distintiva dupla ótica, reforçando ainda mais o carácter único desta moto. Adicionalmente, uma ênfase estilística é dada pelo uso do negro em áreas brancas. As superfícies em contacto com o piloto são adequadamente largas e harmoniosamente conectadas, para melhor suportarem cada fase da condução em off-road.

  • Ciclística
  • Motor
  • Ergonomia
  • Eletrónica
  • Design

Preparada para tudo

O desenho da parte ciclística da nova Ducati DesertX inclui um novo quadro de treliça em aço, que trabalha em combinação com uma suspensão de curso longo com regulações específicas, para assegurar um funcionamento eficaz mesmo nas condições de todo-o-terreno mais exigentes. A otimização de todos os componentes conduziu a uma moto eficiente, tudo inserido em 202 kg (peso a seco). As escolhas em termos de ciclística tornam a DesertX numa moto fácil de conduzir e capaz de fornecer a dose ideal de sensações e segurança em qualquer superfície. A nova DesertX oferece ainda uma grande capacidade de absorver as imperfeições da estrada.

Atualizado e mais leve

O reputado motor Testastretta 11° de 937 cc, refrigeração líquida e distribuição Desmodrómica, é o coração da nova DesertX. Caracterizado por uma excelente fiabilidade, este motor entrega 110 cv às 9.250 rpm e um binário máximo de 92 Nm às 6.500 rpm em configuração Euro 5.
A sólida performance Ducati é combinada com uma entrega de potência regular e sempre controlável, proporcionando ao condutor uma moto capaz de enfrentar qualquer estrada com grande confiança. O motor conta com todas as melhorias já vistas na Monster e na Multistrada V2, incluindo a extremamente leve e compacta embraiagem de 8 discos e a caixa de velocidade com um tambor montado em rolamentos para reduzir a fricção e melhorar a precisão e suavidade nas passagens de caixa. Isto contribui também para uma redução de 1,7 kg no peso do motor, face à anterior versão.
.
Para oferecer as melhores prestações em condução off-road e em várias utilizações, o Testastretta 11° foi especificamente otimizado. De facto, a caixa de velocidades tem relações diferentes e dedicadas, em comparação com as da Multistrada V2. Na verdade, as relações foram encurtadas de um modo geral em todas as velocidades até à quinta, para assegurar um melhor comportamento em todo-o-terreno. A primeira e a segunda velocidades, em particular, são muito mais curtas, de modo a facilitar as fases de condução a baixa velocidade em certas passagens difíceis típicas do uso em off-road. A sexta velocidade é adequadamente longa para facilitar o uso em autoestrada mantendo velocidades baixas do motor; isto significa um consumo de combustível contido e um maior nível de conforto.

Estudada para off-road e asfalto

A ergonomia da nova Desert-X foi desenvolvida ao longo de extensas e exigentes sessões de teste em off-road e em asfalto. A triangulação assento-poisa-pés-guiador dá o seu melhor ao conduzir em pé e oferece um bom nível de conforto mesmo na condução em estrada. O resultado final é uma moto com uma área de encaixe extremamente estreita e superfícies perfeitamente interligadas que garantem ao condutor o máximo controlo e manobrabilidade. O assento está a 875 mm de altura. A combinação entre uma curva do arco interno das pernas particularmente estreita e a afinação inicial da suspensão assegura um bom contacto com o chão. A altura do assento pode ser ainda mais reduzida através de um assento rebaixado (disponível como acessório); graças a um kit específico, a altura do assento pode ainda ser mais rebaixada.

6 Riding Modes

Uma menção especial é devida aos sistemas eletrónicos de alto nível, que oferecem prestações e segurança de topo também em termos de ajudas à condução. De facto, a nova DesertX conta com 6 Riding Modes que trabalham em combinação com 4 Power Modes – Full, High, Medium, Low – que alteram a potência e a resposta do motor Testastretta. As principais novas características são as definições específicas para o Riding Mode Enduro e a introdução do novo Riding Mode Rally, para além dos modos Sport, Touring, Urban e Wet.
.
Para sermos precisos, o Riding Mode Enduro, graças à potência reduzida e às definições de controlo especialmente desenhadas, permite ao condutor enfrentar as mais exigentes estradas de terra com maior segurança e torna mais fácil aos utilizadores menos experientes conduzir em off-road. O Riding Mode Rally, por outro lado, com toda a potência do motor e controlos eletrónicos reduzidos, é desenhado para condutores mais experientes que querem extrair o máximo das prestações em off-road da DesertX.

Reinterpretar a história

O design da DesertX é uma interpretação moderna das linhas das motos de enduro dos anos ‘80, criada pelo Centro Stile Ducati seguindo critérios de robustez e essencialidade. Os designers focaram-se numa estética minimalista que pretende comunicar durabilidade e prontidão para o uso. Este efeito de “Design Robusto” expressa-se numa estudada sucessão de ligações amplas e pequenas, com linhas que evidenciam o carácter desportivo de uma moto que transmite o prazer da aventura desde o primeiro olhar.
.
A moto é visualmente composta por três macro elementos: um volume único que inclui o depósito de combustível e os painéis laterais, o assento e o para-brisas que integra a distintiva dupla ótica. Esta interpretação estilística é enfatizada pelas cores preto e branco que se alternam em diferentes áreas. As superfícies em contacto com o condutor são grandes e bem ligadas para facilitarem o movimento, especialmente na condução em offroad.
.
Na DesertX podemos encontrar todos os elementos estéticos que ajudaram a tornar lendárias as motos dos grandes ralis africanos, revisitados num estilo contemporâneo. Cada pormenor foi desenhado para ser funcional. Assim, os próprios elementos técnicos tornam-se elementos que caracterizam a moto, como é o caso da proteção de cárter em alumínio, as proteções do quadro ou a forquilha de 46 mm combinada com a roda dianteira de 21’’, tudo conferindo à DesertX uma imagem ousada e aventureira.

  • DesertX

DesertX

Ducati Safety Pack (Cornering ABS, Ducati Traction Control), Riding Modes, Power Modes, Ducati Wheelie Control (DWC), Engine Brake Control (EBC), Ducati Quick Shift up/down (DQS), Cruise control, iluminação full LED, DRL, Ducati brake light (DBL), tomadas USB e 12V, amortecedor de direção.

  • DesertX
Altura do assento
875 mm
Distância entre eixos
1608 mm
CILINDRADA
937 cc
Potência
110 cv / 9.250 rpm
Binário
92 Nm / 6.500 rpm
Peso a seco
202 kg
Altura do assento
875 mm
Equipamento de segurança
Ducati Safety Pack (Cornering ABS, Ducati Traction Control)
Regulação das válvulas (KM)
A cada 30.000 km

Especificações
Técnicas