The Fight Formula

Streetfighter V4 Streetfighter V4 S
Potência
208 cv i 208 cv i
Binário
123 Nm i 123 Nm i
Segurança e Técnica
Cornering ABS EVO, DTC EVO2, DWC, DSC, EBC Cornering ABS EVO, DTC EVO2, DWC, DSC, EBC
Preço
20.345 € i 23.545 € i

A base de partida para a Streetfighter V4 é a Panigale V4: uma Panigale despida das suas carenagens e equipada com um guiador elevado. Um conceito simples, mas cativante, uma nova naked Ducati extrema, que eleva as emoções a novas fasquias sempre que sai para a estrada.

A minimalista ótica full-LED captura perfeitamente o espírito da Streetfighter V4: remetendo-nos para a zona frontal da Panigale V4, ela evoca igualmente a expressão do Joker (o personagem de banda desenhada que serviu de inspiração ao designer desta nova naked). O autêntico design Ducati é também evidente na DRL em forma de V, que já encontramos na Panigale V4 e na SuperSport.

  • Design e aerodinâmica
  • Motor
  • Ciclística e ergonomia
  • Eletrónica
  • Acessórios

Ego booster

O compacto grupo ótico está integrado numa carenagem de dupla camada de desenho meticuloso, que incorpora as entradas de refrigeração para a caixa de ar e unidade de LED. Atrás, por seu lado, um defletor impede que o fluxo de ar embata diretamente no depósito. Sobre a ótica está montado um ecrã TFT de 5’’ (idêntico ao da Panigale V4), com uma cobertura frontal que esconde de forma elegante a cablagem e ligações.

A zona dianteira baixa e inclinada para a frente flui desde o depósito, dando à Streetfighter V4 a atitude de um predador prestes a atacar. O quadro Front Frame e o motor Desmosedici Stradale foram deixados em evidência tanto quanto possível. Parcialmente cobertos pelas superestruturas que foram reduzidas ao mínimo, as suas linhas aguçadas e estilo escultural criam um conjunto de ar leve e essencial. Por detrás do radiador, extratores de ar quente inspirados na F1 combinam funcionalidade e estilo. Estes têm também uma função estrutural, uma vez que se encontram fixos diretamente ao quadro e unem-se com as duas asas biplano que – para além de acrescentarem um evidente elemento MotoGP – garantem a carga aerodinâmica necessária para maximizar a estabilidade a altas velocidades. O esquema de cores, que coloca o extrator negro entre dois painéis vermelhos, torna a imagem lateral ainda mais dinâmica.

Nascido no MotoGP

A nova Streetfighter V4 é movida por um motor Desmosedici Stradale de 1103 cc. Nesta configuração o V4 a 90º entrega 208 cv (153 kW) às 12.750 rpm, uma potência sem rival no segmento naked, alinhando-se perfeitamente com o caráter extremo da nova Streetfighter V4. O binário máximo é de 123 Nm (12,5 kgm) às 11.500 rpm, praticamente inalterado face à Panigale V4. Um mapa de motor específico permite aos motociclistas extraírem em segurança o máximo da Streetfighter V4 em termos de prestações em estrada. A potência e o binário podem ser aumentados em mais 6% ao instalar o escape full-racing Ducati Performance by Akrapovič.

O Desmosedici Stradale foi desenhado em torno da base do motor V4 de MotoGP – as cabeças dos cilindros. Com as mesmas dimensões e geometria que o Desmosedici GP, o Desmosedidic Stradale oferece a mesma excecional fluido-dinâmica. Também tem a mesma configuração: V4 a 90º, inclinado 42º para trás. Esta solução torna o motor extremamente compacto, permitindo a centralização de massas e uma integração perfeita com o veículo.

Mais conforto e mais controlo

Em comparação com a Panigale V4, a posição de condução – com uma altura do assento ao solo de 845 mm – foi redefinida de acordo com as especificidades de um modelo naked. De acordo com a cultura streetfighter, os avanços foram substituídos por um guiador largo e elevado que, em conjunto com a posição moderada dos poisa-pés, assegura conforto com estilo desportivo durante os trajetos em cidade e o controlo necessário para enfrentar a estrada ou os circuitos. Ao mesmo tempo que mantém muitas das características da Panigale em termos de estilo, a traseira é suportada por um sub-quadro que foi redesenhado para incrementar o conforto do passageiro e dar ao condutor mais espaço longitudinal.

A Streetfighter V4 conta com um quadro Front-Frame – derivado da vasta experiência da Ducati em MotoGP – que faz uso do motor Desmosedici Stradale como elemento portante. Comparado com os tradicionais quadros perimetrais, a principal diferença do desenho é o motor ser utilizado como elemento estrutural do chassis. Pesando apenas 4 kg, o compacto quadro Front-Frame é fixo diretamente ao cárter superior da bancada de cilindros dianteira e à cabeça dos cilindros da bancada traseira; o cárter do V4 também proporciona o ponto de fixação da suspensão traseira e a montagem do pivot do monobraço oscilante.

A vantagem chave do Ducati Front-Frame é o facto de usar o motor Desmosedici Stradale para conseguir a rigidez desejada: isto resultou num comprimento e peso significativamente menores na estrutura principal e uma melhor relação rigidez/peso. Além do mais, as escoras do quadro ao longo do motor foram encurtadas, tornando o desenho da moto mais compacto, especialmente na zona do assento do condutor.

Eficácia e segurança

O pacote eletrónico de última geração da Streetfighter V4 é baseado na Unidade de Medição Inercial de 6 eixos (6D IMU) que deteta instantaneamente os ângulos verticais, longitudinais e laterais de movimento da moto.

Este pacote de eletrónica tem controlos para todas as fases da condução: alguns supervisionam o arranque, aceleração e travagem, outros comanda a tração e outros ainda ajudam na fase de curva e saída de curva.

  • ABS Cornering EVO
  • Ducati Traction Control (DTC) EVO 2
  • Ducati Slide Control (DSC)
  • Ducati Wheelie Control (DWC) EVO
  • Ducati Power Launch (DPL)
  • Ducati Quick Shift up/down (DQS) EVO 2
  • Engine Brake Control (EBC) EVO
  • Ducati Electronic Suspension (DES) EVO

 Os parâmetros operacionais para cada um destes controlos estão associados por defeito aos três Riding Modes da Streetfighter V4. Os condutores podem personalizar os parâmetros para os adaptarem ao seu estilo de condução ou restaurar as regulações Ducati de fábrica. Os níveis de intervenção do DTC, DWC, DSC ou EBC podem ser ajustados rapidamente através do comutador esquerdo.

Maximizar a performance

Entre a vasta gama de acessórios originais Ducati Performance, encontra-se um escape completo de competição, em titânio, feito em exclusivo pela Akrapovič. Trata-se do mais avançado sistema desportivo disponível no mercado, que aumenta a relação peso/potência da Streetfighter V4 de forma significativa. A redução de peso é de 6 kg e o aumento de potência e binário, tanto em médios como em altos regimes, é de 6%.

Disponível para a Streetfighter V4, entre outros, está também um kit de embraiagem a seco STM-EVO SBK, jantes em magnésio, poisa-pés ajustáveis em alumínio Ducati Performance by Rizoma e cobertura de depósito em carbono.

 

 

  • Streetfighter V4
  • Streetfighter V4 S

Streetfighter V4

Riding Modes, Power Modes, Cornering ABS EVO, Ducati Traction Control (DTC) EVO 2, Ducati Wheelie Control (DWC) EVO, Ducati Slide Control (DSC), Engine Brake Control (EBC) EVO, Ducati Power Launch (DPL), Ducati Quick Shift (DQS) up/down EVO 2, iluminação full-LED com Daytime Running Light (DRL), amortecedor de direção Sachs, piscas auto-off, Ducati Multimedia System (DMS).

Streetfighter V4 S

Riding Modes, Power Modes, Cornering ABS EVO, Ducati Traction Control (DTC) EVO 2, Ducati Wheelie Control (DWC) EVO, Ducati Slide Control (DSC), Engine Brake Control (EBC) EVO, Ducati Power Launch (DPL), Ducati Quick Shift (DQS) up/down EVO 2, iluminação full-LED com Daytime Running Light (DRL), Ducati Electronic Suspension (DES) EVO com suspensões e amortecedor de direção Öhlins, Ducati Multimedia System (DMS). jantes Marchesini forjadas em alumínio

Vestuário

  • Streetfighter V4
  • Streetfighter V4 S
Altura do assento
845 mm
Distância entre eixos
1488 mm
CILINDRADA
1103 cc
Potência
208 cv (153 kW) às 12.750 rpm
Binário
123 Nm às 11.500 rpm
Peso a seco
180 kg
Altura do assento
845 mm
Equipamento de segurança
Riding Modes, Power Modes, Cornering ABS EVO, Ducati Traction Control (DTC) EVO 2, Ducati Wheelie Control (DWC) EVO, Ducati Slide Control (DSC), Engine Brake Control (EBC) EVO, auto-calibragem dos pneus
Regulação das válvulas (KM)
24.000 km
Altura do assento
845 mm
Distância entre eixos
1488 mm
CILINDRADA
1103 cc
Potência
208 cv (153 kW) às 12.750 rpm
Binário
123 Nm às 11.500 rpm
Peso a seco
178 kg
Altura do assento
845 mm
Equipamento de segurança
Riding Modes, Power Modes, Bosch Cornering ABS EVO, DTC EVO 2, DWC EVO, DSC, EBC EVO, auto-calibragem dos pneus
Regulação das válvulas (KM)
24.000 km

Especificações
Técnicas