Powerstage RR Limited Edition

A primeira e-MTB Ducati com quadro em carbono

A gama de e-MTB para 2024 expande-se com a introdução da Powerstage RR Limited Edition, o modelo de e-enduro mais exclusivo da Ducati, desenvolvido para enfrentar as mais condições de off-road mais extremas. O nome Powerstage, de facto, remete para o novo tipo de especial cronometrada introduzida recentemente nos circuitos de e-enduro, que consiste em enfrentar, para além dos clássicos troços de downhill, um percurso técnico em subida, testando tanto o talento dos atletas em competição como o nível de performance do veículo.
.
A Powerstage RR Limited Edition é um concentrado de tecnologia e componentes avançados, definida por eliminar os compromissos com o objetivo de alcançar a máxima performance.
.
O quadro “full carbon” sofreu profundos testes nos troços mais duros com uma só meta: garantir a máxima performance no campo do enduro. As escolhas na disposição das camadas de carbono e os tipos de entrelaçar das fibras são o resultado da análise FEA (Finite Element Analysis), que permite identificar os pontos de maior stress, que requerem, desta forma, maior força. Uma atenção adicional à rigidez foi dada à área da direção, ao suporte da corrente e à área do motor, reforçada por dois T-Ribs.
.
No quadro existem muitos outros pormenores funcionais de alta qualidade, tais como a passagem dos cabos internos, protegida sistema T-Stopper na direção, rolamentos nas juntas, em contacto direto com o carbono sem o uso de sinoblocos, e um suporte assimétrico da corrente, que, para além de um design cativante, oferece melhor resposta e tração em subida.
.
As soluções de geometria adotadas tornam a Powerstage RR extremamente rápida e estável nos trilhos mais duros. O ângulo do espigão do assento verticalizado de 78° permite ao utilizador assumir uma posição ideal no assento em secções de subida mais técnicas, e um ângulo da coluna de direção de 64° permite superar qualquer obstáculo a velocidades elevadas.
.
A nova unidade motriz Shimano EP801 representa um marco na categoria e mantém as características base do EP8: 250 Watts de potência nominal e 85 Nm de binário, sempre entregues com a maior fluidez e naturalidade sobre uma faixa de cadência mais ampla que nunca. O novo sistema conta com dois perfis de assistência pré-configurados: “long ride”, para favorecer a autonomia em longas tiradas e “fast ride”, para desfrutar da máxima performance em saídas mais curtas. Através do modo “Fine Tune” presente na app Shimano “E-Tube Project”, é possível a cada um criar os seus próprios perfis, graças às extensas possibilidades de customização da assistência elétrica. A bateria removível Shimano de 630 Wh está posicionada dentro do tubo descendente “verticalizado”, de modo a baixar o centro de gravidade, melhorando o equilíbrio da bicicleta.
.
A forquilha a ar Öhlins RXF38 m.2 (180 mm de curso) e o amortecedor Öhlins m.2 com tecnologia TTX (170 mm de curso) são totalmente ajustáveis em compressão e extensão, a baixa e alta velocidades, assegurando precisão e estabilidade.
.
As mudanças eletrónicas wireless SRAM GX AXS de 12 velocidades proporcionam trocas de mudança mediatas e precisas em todas as alturas. Os travões Braking First com manetes customizadas Ducati e discos de 203 mm com 3 mm de espessura estão entre os mais potentes atualmente no mercado.
.
As rodas Crankbrothers Synthesis com formato diferenciado (29” à frente, 27.5” atrás), e aros em carbono com espessura variável, ajudam a melhorar a precisão de direção, garantindo uma excelente relação peso/resistência. Os pneu são Pirelli Scorpion Enduro S à frente e Pirelli Scorpion EMTB-S atrás, para oferecerem a melhor aderência.
.
O equipamento fica completo com um espigão do assento telescópico, um guiador Renthal em carbono e um assento Fizik com um porta ferramentas especial integrado.

Size (mm)
S
M
L
XL