Panigale V4 R

Panigale V4 R
Potência
218 cv (240,5 cv em config. de pista) i
Binário
113,3 Nm i
Segurança e Técnica
DPL, DQS EVO2, DTC EVO3, Cornering ABS EVO
Preço
40.495 € i

This is racing!

Com a Panigale V4 R 2023, a Ducati confirma uma vez mais a sua vocação: oferecer aos seus entusiastas as mais sofisticadas e refinadas soluções tecnológicas, que aproximam ainda mais a moto superdesportiva de estrada das motos de competição utilizadas no Campeonato do Mundo de SBK.
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A nova Ducati Panigale V4 R é reconhecível ao primeiro olhar graças à presença de asas em carbono e esquema de cores inspirado no MotoGP, que integra as placas brancas com o número “1” em evidência. Pela primeira vez, a moto será produzida numa série numerada, com o número progressivo e o nome do modelo exibido na mesa de direção em alumínio.

O coração da Panigale V4 R é o novo Desmosedici Stradale R de 998 cc, um motor capaz de atingir uma rotação máxima de 16.500 rpm em sexta velocidade (16.000 nas outras mudanças) e entregar uma potência máxima de 218 cv às 15.500 rpm (homologação Euro 5*), valores de absoluta referência no panorama das motos desportivas da mesma cilindrada. O novo Desmosedici Stradale R, apesar de todas as melhorias, disponibiliza uma performance ligeiramente reduzida em comparação com a versão anterior, devido às limitações geradas pelo sistema de escape para corresponder à estrita homologação Euro 5. O potencial pleno deste motor, no entanto, expressa-se em pista, ao instalar o escape de competição, que permite atingir os 237 cv, mais 3 cv que o seu antecessor.
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O desenvolvimento do motor da nova Panigale V4 R também envolveu a criação de um óleo especial desenvolvido pela Shell em colaboração com a Ducati Corse**. O novo óleo de performance garante uma redução de 10% na fricção mecânica e leva a um aumento na potência máxima de outros 3,5 cv, que sobrem para +4,5 cv no limitador.
A formulação deste óleo é baseada no uso de aditivos de competição, específicos para motores de elevadas rotações com embraiagem a seco. É, de facto, a embraiagem a seco, tal como nos motores de MotoGP e SBK, que permite a utilização de aditivos, que tornariam a transmissão de binário problemática numa embraiagem em banho de óleo. Estes elementos químicos são adicionados ao óleo base em quantidades e percentagens específicas para assegurar o equilíbrio ideal entre performance e proteção do motor.
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Com a combinação do escape de competição e óleo dedicado, a potência máxima entregue pela Panigale V4 R pode assim atingir uns extraordinários 240,5 cv.
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Kit de remoção de matrícula e retrovisores incluído no equipamento de série.
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PVP versão Standard 40.495€.
PVP versão Racing 48.695€.

  • Motor
  • Eletrónica
  • Ciclística
  • Aerodinâmica

Um coração que bate a 16.500 rpm

O coração da Panigale V4 R é o novo Desmosedici Stradale R de 998 cc, um motor capaz de atingir o regime máximo de rotações de 16.500 rpm em sexta velocidade (16.000 nas outras relações) e entregar uma potência máxima de 218 cv às 15.500 rpm, valores de referência absoluta no panorama das superdesportivas da mesma cilindrada, e que sobem para 240,5 cv com o escape de competição e óleo especial de performance (disponíveis como acessórios Ducati Performance).

Orientada para a competição

A maior eficácia da Panigale V4 R num uso em circuito é também obtida graças à adoção de todas as evoluções eletrónicas já introduzidas na Panigale V4 ’22 e ’23, com a expansão e evolução dos Power Modes, o novo display “Track Evo” no painel de instrumentos, mapas de motor com calibragem dedicada a cada uma das mudanças, refinamentos aos sistemas Ducati Traction Control e Ride By Wire, mas também à adoção da estratégia Engine Brake Control EVO 2, uma nova estratégia para o DQS e atualização do comando da ventoinha de arrefecimento.

Melhores sensações em pista

Para melhorar a leveza, sensações do piloto e aderência, a ciclística seguiu a direção evolutiva traçada pela Panigale V4/V4 S com o modelo de 2022, embora mantendo o ajuste totalmente mecânico das suspensões. Na frente, a forquilha pressurizada Öhlins NPX 25/30 aumenta o seu curso em 5 mm em relação à “R” anterior. Esta solução técnica, combinada com o amortecedor Öhlins TTX36 e o ajuste standard do pivot do braço oscilante para a posição +1, aumenta a altura da traseira em 20 mm. Deste modo, consegue-se um centro de gravidade mais alto e assim uma maior leveza em entrada em curva e nas mudanças de direção.

Desenvolvimento aerodinâmico

O pacote de aerodinâmica foi revisto para uma maior eficiência: as novas asas de dois elementos (principal + flap) garantem a mesma carga aerodinâmica, mas são mais compactas e finas (respetivamente em 40% e 50%).

  • Panigale V4 R

Panigale V4 R

Riding Modes, Power Modes, Cornering ABS EVO, Ducati Traction Control (DTC) EVO 3, Ducati Wheelie Control (DWC) EVO, Ducati Slide Control (DSC), Engine Brake Control (EBC) EVO 2, autocalibragem pneus, Ducati Power Launch (DPL), Ducati Quick Shift (DQS) up/down EVO 2, iluminação Full LED c/DRL, botões ajuste rápido, amort. direção Öhlins, bateria iões de lítio, piscas auto-off, jantes Marchesini em alumínio forjado, guarda-lamas dianteiro em carbono. Kit de remoção de matrícula e retrovisores incluído no equip. de série.

  • Panigale V4 R
Altura do assento
850 mm
Distância entre eixos
1471 mm
CILINDRADA
998 cc
Potência
218 cv / 15.500 rpm (240,5) em configuração de pista
Binário
113 Nm /12.000 rpm
Peso a seco
162 kg (167 kg c/escape de competição)
Altura do assento
850 mm
Equipamento de segurança
Riding Modes, Power Modes, Cornering ABS EVO, Ducati Traction Control (DTC) EVO 3, Ducati Wheelie Control (DWC) EVO, Ducati Slide Control (DSC), Engine Brake Control (EBC) EVO 2, autocalibragem dos pneus
Regulação das válvulas (KM)
24.000 km

Especificações
Técnicas