This is racing!
Com a Panigale V4 R 2023, a Ducati confirma uma vez mais a sua vocação: oferecer aos seus entusiastas as mais sofisticadas e refinadas soluções tecnológicas, que aproximam ainda mais a moto superdesportiva de estrada das motos de competição utilizadas no Campeonato do Mundo de SBK.
.
A nova Ducati Panigale V4 R é reconhecível ao primeiro olhar graças à presença de asas em carbono e esquema de cores inspirado no MotoGP, que integra as placas brancas com o número “1” em evidência. Pela primeira vez, a moto será produzida numa série numerada, com o número progressivo e o nome do modelo exibido na mesa de direção em alumínio.
O coração da Panigale V4 R é o novo Desmosedici Stradale R de 998 cc, um motor capaz de atingir uma rotação máxima de 16.500 rpm em sexta velocidade (16.000 nas outras mudanças) e entregar uma potência máxima de 218 cv às 15.500 rpm (homologação Euro 5*), valores de absoluta referência no panorama das motos desportivas da mesma cilindrada. O novo Desmosedici Stradale R, apesar de todas as melhorias, disponibiliza uma performance ligeiramente reduzida em comparação com a versão anterior, devido às limitações geradas pelo sistema de escape para corresponder à estrita homologação Euro 5. O potencial pleno deste motor, no entanto, expressa-se em pista, ao instalar o escape de competição, que permite atingir os 237 cv, mais 3 cv que o seu antecessor.
.
O desenvolvimento do motor da nova Panigale V4 R também envolveu a criação de um óleo especial desenvolvido pela Shell em colaboração com a Ducati Corse**. O novo óleo de performance garante uma redução de 10% na fricção mecânica e leva a um aumento na potência máxima de outros 3,5 cv, que sobrem para +4,5 cv no limitador.
A formulação deste óleo é baseada no uso de aditivos de competição, específicos para motores de elevadas rotações com embraiagem a seco. É, de facto, a embraiagem a seco, tal como nos motores de MotoGP e SBK, que permite a utilização de aditivos, que tornariam a transmissão de binário problemática numa embraiagem em banho de óleo. Estes elementos químicos são adicionados ao óleo base em quantidades e percentagens específicas para assegurar o equilíbrio ideal entre performance e proteção do motor.
.
Com a combinação do escape de competição e óleo dedicado, a potência máxima entregue pela Panigale V4 R pode assim atingir uns extraordinários 240,5 cv.
.
Kit de remoção de matrícula e retrovisores incluído no equipamento de série.
.
PVP versão Standard 40.495€.
PVP versão Racing 48.695€.