A 6 de novembro de 2022, Francesco Bagnaia e a sua Ducati Desmosedici GP22 escreveram uma página que permanecerá na história do motociclismo, vencendo o Título Mundial de Pilotos 2022 em MotoGP.
.
Pela primeira vez na história da classe de MotoGP, piloto e moto na mesma nação vencem o título mundial.
.
Uma combinação mágica apenas possível em Itália: a tecnologia e perícia da moto mais rápida do mundo – a Desmosedici GP22 – a paixão, talento e determinação de Francesco Bagnaia, que venceu o título após uma recuperação histórica, nunca antes conseguida por qualquer outro piloto na classe rainha. Uma maré vermelha de Ducatisti que sofreram e se regozijaram ao longo do campeonato. Esta é a vitória de hoje.
.
Uma história de competição que é irrepetível em qualquer outro lugar do planeta e que começa em Borgo Panigale, no coração do Motor Valley da Emilia-Romagna com a sua tecnologia e inovação, e passa por Turim, a cidade natal de Francesco Bagnaia, até chegar a Pesaro, onde Pecco vive e desfrutou da consagração como piloto de classe mundial.
.
Para a Ducati, a única marca não-japonesa capaz de vencer o Campeonato do Mundo de MotoGP, este é o segundo Título Mundial de Pilotos, após aquele ganho por Casey Stoner em 2007.
.
Um sucesso que chega após um momento extremamente positivo para a Companhia de todos os pontos de vista e que, como nunca antes, expressa da melhor forma os valores de “Estilo, Sofisticação e Performance” que a caracterizam.
.
Claudio Domenicali, CEO da Ducati: “Este é um dia fantástico para toda a Ducati! A Ducati Corse trabalhou de forma inabalável e resoluta para conseguir este segundo Título de Pilotos em MotoGP, que faz os nossos corações hoje exultarem de alegria. A competição está tão ligada à paixão dos Ducatisti, e o meu percurso na Ducati está também tão ligado à competição que estou extremamente feliz hoje. Antes de mais, quero felicitar o Pecco, que teve uma temporada incrível, na qual teve o grande mérito de acreditar sempre, mesmo quando a recuperação parecia impossível. Graças aos “três mosqueteiros”, Gigi, Paolo, Davide e todas as mulheres e homens da Ducati Corse e Ducati Lenovo Team, que trabalharam nesta moto incrível, e também aos funcionários que trabalham em Borgo Panigale e tornam possíveis emoções como esta. O Título Mundial é para eles e para todos os Ducatisti. Foi uma longa perseguição, mas hoje a equipa é mais forte que nunca, e este resultado é extremamente importante para aliviar a pressão e estarmos mais focados que nunca em ser bem-sucedidos no futuro. Acredito verdadeiramente que esta pode ser o começo de um caminho muito positivo para a Ducati.”
.
Na bandeirada de xadrez, o triunfo de Bagnaia foi saudado com um entusiasmo incrível dentro da box do Ducati Lenovo Team, na Bancada Ducati no circuito de Valência e também em Borgo Panigale, onde os funcionários da Ducati partilharam primeiro e tensão e depois a alegria, vivendo esta última corrida com os olhos colados ao ecrã gigante montado na Companhia.
.
Para a Ducati, agora é altura de celebrar a ‘Triple Crown’, juntamente com os Ducatisti e toda a cidade de Bolonha. O encontro, já marcado no calendário, está agendado para o próximo 15 de dezembro, quando todos os protagonistas irão celebrar juntos este fantástico resultado. Mais atualizações sobre o evento serão dadas nas próximas semanas.
Campeões do Mundo! A paixão e tecnologia do ‘Made in Italy’ conquistam o MotoGP
