A Ducati supera 1 bilião de euros de receita pela primeira vez na sua história

A Ducati supera 1 bilião de euros de receita pela primeira vez na sua história

A Ducati encerra um ano pleno de sucessos apresentando números recorde de vendas, receita e lucro operacional, que se junta aos excecionais triunfos alcançados pela Ducati no mundo da competição, que viu o fabricante de Bolonha vencer todos os títulos em MotoGP e WorldSBK.

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Pela primeira vez na sua história, a receita da Ducati superou 1 bilião de euros (1089 milhões de euros), registando um aumento de 24 por cento face a 2021 (878 milhões de euros), graças a um atrativo portfolio de produtos que resultou num volume de vendas mais elevado. O lucro operacional é também notável, com um recorde de 109 milhões de euros, correspondendo a um crescimento massivo de 77 por cento comparativamente a 2021 (61 milhões de euros). Como resultado, o nível de rentabilidade também aumentou, atingindo a fasquia dos dois dígitos com 10 por cento.

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2022 foi também excecional em termos de resultados comerciais. A Ducati fechou o ano com um recorde de 61.562 motos entregues a entusiastas por todo o mundo, registando um crescimento de 3,6 por cento face a 2021.

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Claudio Domenicali, CEO da Ducati: “Pela primeira vez na nossa história, ultrapassámos a marca das 60.000 motos e superámos 1 bilião de euros de receita. Isto estabelece 2022 como o melhor ano de sempre para a Ducati em vários aspetos, dos grandes números de venda e performance financeira aos sucessos em MotoGP e WorldSBK. Estamos numa tendência positiva que, nos últimos anos, tem visto a Ducati crescer e estabelecer-se como uma companhia cada vez mais sólida. Como marca que é uma expressão do ‘Made in Italy’, de inovação, design e tecnologia, mantemos o nosso foco em proporcionar experiências emocionantes, dentro e fora das motos, aos Ducatisti apaixonados em todo o mundo.”

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Henning Jens, CFO da Ducati“Estou contente por, pelo segundo ano consecutivo, podermos anunciar uma performance financeira recorde e um crescimento no nível de rentabilidade para a Ducati. Atingir estes resultados apesar das disrupções na cadeia de fornecimento que afetou pesadamente o sector automotivo durante 2022, é um feito notável de todo o Grupo Ducati. Conseguimos também prosseguir o plano de investimentos autofinanciados em R&D, infraestruturas e digitalização, que estava na nossa agenda para 2022.”

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A rede comercial continuou a crescer ao longo do ano passado, chegando mais perto dos Ducatisti de todo o mundo. No final de 2022, existiam 821 Vendedores Autorizados Ducati, o maior número de sempre, que, com a adição dos novos mercados Brunei, Equador, El Salvador e Mongólia, representam a Ducati em nada menos que 96 mercados.

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Para 2023, a Ducati apresentou ao público oito novos modelos para completar a sua ampla gama, capaz de oferecer a todos os Ducatisti a moto mais indicada para expressarem a sua paixão pelas duas rodas.

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Entre os modelos mais aguardados estava certamente a Multistrada V4 Rally, a moto para os grandes viajantes, e a nova Diavel V4, o modelo que venceu o prémio de “Moto Mais Bela do Salão” na EICMA. Também a nova segunda geração da Scrambler Ducati, que reafirma a simplicidade e autenticidade que sempre representaram valores essenciais para todos os entusiastas Scrambler Ducati, e se torna mais contemporânea, colorida e dotada de uma personalidade ainda mais viva.

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A partir de 2023 e até 2026, a Ducati será o único fornecedor de motos para o Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE™, que se inicia oficialmente a 13 de maio de 2023 no Grande Prémio de França. Com este projeto, a Ducati está a estudar aprofundadamente as tecnologias para o futuro do mundo do motociclismo, investindo e experimentando para criar capacidades, de modo a estar pronta quando a tecnologia de baterias permita a criação de uma moto de estrada elétrica com o peso, prestações e autonomia que os entusiastas esperam de uma Ducati.

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Em dezembro de 2022, a Ducati abriu as novas instalações de “Finitura e Delibera Estetica”, que passarão a albergar a última fase do ciclo de produção, que consiste  no ‘vestir’ final da motos, levado a cabo pela Ducati com uma abordagem à medida e meticulosa atenção ao pormenor. O novo edifício é o resultado de um significativo investimento em infraestruturas completamente autofinanciado. Os investimentos nas infraestruturas da sede irão continuar ao longo dos próximos anos.