Sistema de navegação Turn by Turn chega à DesertX

Sistema de navegação Turn by Turn chega à DesertX

Exploração, diversão e performance. E um enorme de desejo de pegar na moto e partir. A identidade da DesertX não deixa margem para dúvidas: é a primeira Ducati moderna com jante dianteira de 21’’ e foi desenhada para enfrentar as mais exigentes condições de off-road. Apresentada no esquema de cores ‘Matt Star Silk’, ao que foi acrescentada a nova proposta “RR22”, o modelo de 2023 é o primeiro na gama Ducati a introduzir o novo sistema de navegação Turn by Turn.

.

O navegador integrado baseia-se no Ducati Multimedia System, que usa o painel de instrumentos TFT para exibir a rota a seguir, calculada pela Ducati Link App. Deste modo, as funções de navegação podem ser exploradas sem necessidade de um dispositivo exterior. Devido ao posicionamento ergonómico da instrumentação, podem ler-se as direções sem se tirar os olhos da estrada demasiado, com importantes benefícios em termos de segurança em comparação com soluções de terceiros. Não existe a necessidade de se equipar com dispositivos adicionais além do Ducati Multimedia System, pelo que não é requerida nenhuma instalação ou ligação ao sistema elétrico, beneficiando o cliente em termos económicos mas também no que respeita a ter a moto disponível, pois ativar as funções demora apenas poucos minutos.

.

.

Este é um acessório oficial Ducati Performance e pode ser adquirido nos Vendedores Autorizados Ducati juntamente com a moto ou numa data posterior, permitindo assim que possa ser usado mesmo por aqueles que já possuem uma DesertX.

.

O sistema apoia-se na ligação Bluetooth entre o smartphone (iOS ou Android), a moto e os auriculares nos capacetes do condutor e passageiro, através do Ducati Multimedia System (acessório que pode ser adquirido separadamente), que mostra no painel de instrumentos as notificações relativas a chamadas telefónicas, mensagens/emails recebidos e permite ouvir a música do smartphone.

.

Para utilizar o sistema de navegação Turn by Turn é necessária a mais recente versão da Ducati Link App e a ativação da licença de utilizador. Depois, tudo o que é preciso é inserir um ou mais destinos, para que a app calcule a rota de acordo com as suas preferências (mais rápida, mais eficiente, exclusão de estradas com portagem, etc.), e pode começar a navegar.

.

O telefone pode ser colocado no seu bolso, num saco de depósito ou no suporte Ducati Performance, sem necessidade de manter o ecrã ligado. A navegação é levada a cabo sem o apoio de mapas, que, no entanto, podem ser descarregados antecipadamente para reduzir o consumos de dados ou para prevenir dificuldades em zonas com fraca cobertura de rede móvel. Mas, ao manter o telefone online, é possível aproveitar a vantagem de ter indicações de trânsito em tempo real.

.

As direções de navegação são exibidas no ecrã, deixando espaço para informações de condução relevantes, de modo que a segurança não seja comprometida. Também em prol da segurança, o sistema mostra a curva seguinte com a indicação da aproximação à curva, para que o condutor possa preparar com uma boa antecedência as manobras a efetuar. Também é possível exibir os limites de velocidades do troço que se está a percorrer, graças aos dados dos mapas.

.

O sistema torna possível escolher que indicações pretende receber (visuais ou visuais e áudio, se estiver ativa uma ligação ao intercomunicador do condutor) e registar a rota, juntamente com todos os dados de velocidade, ângulo de inclinação e fotos tiradas durante a viagem, para que a experiência possa ser revivida ou partilhada com amigos. O sistema, cujas funcionalidades irão ser constantemente evoluídas em futuras versões, será adotado também pela Diavel V4. A cobertura do mapa já é bastante extensa, e será progressivamente aumentada nos próximo meses com a adição da China, Coreia do Sul e Japão.

.

Para mais informações sobre com ativar e usar o sistema, vejam o tutorial em vídeo em Ducati.com.