Tech Talks: tutoriais em vídeo sobre a Panigale V4 MY21

Tech Talks: tutoriais em vídeo sobre a Panigale V4 MY21

Uma Panigale V4 MY21 ilustrada para todos os entusiastas pelas pessoas que acompanharam de perto o seu desenvolvimento ao longo dos anos: foi esta a ideia  por detrás da série de vídeos tutoriais “Tech talks”, já disponível no website Ducati.com e publicada em episódios no canal de YouTube do fabricante de Bolonha.
.
O Piloto de Testes Oficial da Ducati, Alessandro Valia, e o responsável da Equipa de Desenvolvimento Ducati Superbike, Carlo Ricci Maccarini, são os protagonistas dos 7 vídeos feitos diretamente a partir do Misano World Circuit Marco Simoncelli, em que se ilustram ao pormenor as características da Panigale V4 S, focando-se nas estratégias para utilizar correta e conscientemente os controlos eletrónicos disponíveis, com o objetivo de melhorar a performance em pista.

.

O primeiro vídeo da série intitula-se Características Gerais do Produto MY21 ” e é uma abordagem geral ao desenvolvimento do projeto da Panigale V4, começando no modelo MY20 e nas grandes melhorias feitas ao veículo em termos de ciclística, aerodinâmica e comandos do motor. Na sua versão de 2021, a Panigale V4 é uma moto ainda mais fácil de pilotar, projetada para ajudar o piloto a alcançar as máximas prestações em segurança.

.

O segundo vídeo, intituladoNovidades do Produto MY21, foca temas mais específicos acerca das novidades da Panigale V4. Desde 2021, toda a família cumpre com a legislação antipoluição Euro 5, mantendo os seus valores de potência e binário máximo inalterados. Nesta nova versão, o Riding Mode Race também foi duplicado em dois mapas específicos para uso em pista (Race A e Race B), ao lado dos já existentes Sport e Street. A Panigale V4 MY21 também vê a introdução de bombas de travão autoventiladas (vistas pela primeira vez na Superleggera V4), cujo funcionamento ajuda a obter sempre uma travagem precisa e constante. Finalmente, foi introduzido o Ducati Traction Control EVO 3, uma estratégia refinada e derivada do mundo da Ducati Corse, que torna a aceleração à saída das curvas mais fácil e previsível.

.

O terceiro vídeo,Definições do Cornering ABS, analisa os benefícios oferecidos pelo ABS Cornering, uma ferramenta que a Ducati desenvolveu especificamente para maximizar a performance em competição da Panigale V4, não somente em condições difíceis, mas também em ação disputada ao ‘centímetro’ e na busca por tempos por volta rápidos. O ABS Cornering trabalha em simbiose com a plataforma inercial IMU e combina a performance e segurança graças a um sistema que modula a pressão de acordo com o ângulo de inclinação e a velocidade, com o objetivo de manter o veículo sempre estável, favorecendo assim tanto os pilotos profissionais como os amadores.

.

O quarto vídeo é dedicado ao Cornering ABS Apenas na Frente” , um sistema exclusivo Ducati, que apenas funciona sobre o bloqueio da roda dianteira e ajuda o piloto amador a travar mais perto do centro da curva, proporcionando-lhe uma ‘rede de segurança’ que mantém o veículo sempre bem equilibrado, com uma distribuição de peso acertada e a carga dianteira correta. Esta característica da Panigale V4 permite uma melhoria significativa do tempo por volta.

.

O quinto vídeo da série fala acerca doComando da Suspensão Eletrónica Öhlins, ou antes o sistema de suspensões semiativas “event based” que a Panigale V4 tem. O algoritmo desenvolvido pela Ducati em conjunto com a Öhlins é preditivo, por isso pode reconhecer várias fases da pilotagem (aceleração, travagem e meio da curva). O sistema de suspensão está disponível em dois modos: fixo e dinâmico. O último permite ter uma moto mais suave e intuitiva, mas, ao mesmo tempo, oferece a assistência necessária quando o piloto dela precisa. Ao travar, por exemplo, a forquilha disponibiliza o máximo apoio na fase de compressão, colocando assim uma moto mais estável e precisa nas mãos do piloto.

.

O sexto vídeo foca-se no funcionamento do Ducati Traction Control EVO 3, a unidade de controlo de tração da Panigale V4. Este novo sistema ajuda o piloto em todas as fases de aceleração, acrescenta segurança e, ao mesmo tempo, permite explorar ao máximo a performance do motor. O DTC EVO 3 também acrescenta a fase de recuperação a meio da curva ao sistema de previsão de deslizamento construído pelo algoritmo do DTC EVO 2. O sistema é, de facto, capaz de reconhecer esta fase e, em consequência, reduz a tração de um modo não intrusivo, de modo a não se perder a posição no assento nem a trajetória.

.

O sétimo e último vídeo, intitulado Definições de Riding Mode, mostra todas as definições de disponíveis para a Panigale V4. Para 2021 a Ducati escolheu desdobrar o Riding Mode Race em Race A e Race B, para oferecer aos entusiastas um leque de escolhas ainda mais amplo e a possibilidade de customizarem os controlos de acordo com as necessidades do momento e os diferentes tipos de circuitos. A duplicação do Riding Mode Race permite ao piloto fazer estes dois sistemas diferirem mesmo que apenas num único parâmetro, e verificarem a sua eficácia durante a fase de pilotagem, mas também mudar a atitude da moto baseando-se no desgaste dos pneus e nas condições da pista.

.

Todos os sete episódios estarão disponíveis numa secção própria do site Ducati.com. Os primeiros dois episódios já foram publicados no canal de YouTube da marca de Borgo Panigale, onde os 5 restantes vídeos serão disponibilizados durante o mês de maio.
.
#PanigaleV4 #TheScienceOfSpeed