Streetfighter V4: #TheFightFormula

Streetfighter V4: #TheFightFormula

Com a nova Streetfighter V4, a Ducati regressa ao mundo das motos naked de elevada performance com a naked de maiores prestações de todo o panorama motociclístico.

 

A base de partida para a Streetfighter V4 é a Panigale V4: uma Panigale despida das suas carenagens e equipada com um guiador elevado. É um conceito simples, mas cativante, que resulta numa nova naked Ducati extrema, elevando as emoções a novas fasquias sempre que sai para a estrada.
A minimalista ótica full-LED captura perfeitamente o espírito da Streetfighter V4: remetendo-nos para a zona frontal da Panigale V4, ela evoca igualmente a expressão do Joker (o personagem de banda desenhada que serviu de inspiração ao designer desta nova naked). O autêntico design Ducati é também evidente na DRL em forma de V, que já encontramos na Panigale V4 e na SuperSport.

 

Na Streetfighter, o quadro Front Frame e o motor Desmosedici Stradale têm papel de protagonistas, sendo deixados tanto quanto possível à vista. Só parcialmente coberta por superestruturas que foram reduzidas ao seu mínimo, as suas linhas afiladas criam um conjunto limpo e essencial. A zona frontal baixa e agressiva flui desde o depósito de combustível, dando à Streetfighter a imagem de um predador pronto a saltar sobre a presa. Tal como exige a cultura streetfighter, os avanços foram substituídos por um guiador largo e em posição elevada, que, em conjunto com a posição moderada dos poisa-pés, torna a posição de condução desportiva mas ágil, perfeita para atacar a estrada.

 

Um design tão poderoso não poderia ser senão combinado com um motor potente como o Desmosedici Stradale de 1103 cc na versão de 208 cv: uma potência impressionante para uma naked, mas com um mapa do motor específico que permite desfrutar com facilidade e confiança do seu desempenho em estrada. O motor – combinado com um peso em ordem de marcha de 199 kg (na versão S) – coloca a relação peso/potência num valor de 1.04. As prestações podem crescer ainda mais montando um escape full-racing Ducati Performance by Akrapovič, que aumenta a potência e o binário em 6% e reduz o peso em 6 kg.

 

A exuberante performance da Streetfighter V4 é mantida sob controlo por uma eletrónica sofisticada, trazida diretamente da Panigale V4, e pelas asas em configuração ‘biplano’ desenvolvidas pelos técnicos de aerodinâmica da Ducati Corse. Colocadas numa posição adiantada para maximizar o seu efeito, as asas geram 28 kg de carga aerodinâmica a 270 km/h, reduzindo o “flutuar” da roda dianteira a alta velocidade e a tendência desta para se elevar. Também aumentam a estabilidade nas fases de travagem, entrada em curva e durante a trajetória em curva. Este comportamento dinâmico infunde confiança em estrada, enquanto que, em pista, limita a intervenção dos controlos eletrónicos e permite travar mais tarde, introduzindo grandes benefícios a nível de prestações.

 

O pacote eletrónico de última geração da Streetfighter V4 assenta sobre a Unidade de Medição Inercial de 6 eixos (6D IMU), que deteta de forma instantânea os ângulos verticais, longitudinais e laterais de movimento da moto no espaço. Os controlos eletrónicos supervisionam todas as fases da condução: alguns gerem o arranque, aceleração e travagem, outros controlam a tração, enquanto outros ainda dão a sua assistência durante as curvas e à saída destas.

 

Uma versão S da Streetfighter V4 está também disponível. Esta encontra-se equipada com jantes forjadas Marchesini e suspensões Öhlins de comando eletrónico (forquilha NIX30 com bainhas de 43 mm e amortecedor TTX36), bem como amortecedor de direção. Estas fazem uso do sistema Öhlins Smart EC 2.0 que, para além de aproveitar todo o potencial da plataforma inercial, proporciona uma interface mais intuitiva ao piloto.

 

Mais informações AQUI:

 

Principais características de série – StreetFighter V4

 

Cor Ducati Red com quadro cinzento escuro e jantes negras, guarda-lamas da frente Ducati Red
Motor Desmosedici Stradale, 1.103 cc
Quadro Front frame
Depósito de combustível de 16 litros, em alumínio, com extensão sob o assento
Forquilha Showa Big Piston Fork (BPF) de 43 mm, totalmente regulável
Monoamortecedor Sachs, totalmente regulável
Amortecedor de direção Sachs
Sistema de travagem com pinças monobloco Brembo Stylema®
Pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa II (traseiro 200/60)
Asas com configuração ‘Biplano’
Pacote eletrónico de última geração com Unidade de Medição Inercial de 6 eixos (6D IMU): ABS Cornering EVO; Ducati Traction Control (DTC) EVO 2; Ducati Slide Control (DSC); Ducati Wheelie Control (DWC) EVO; Ducati Power Launch (DPL); Ducati Quick Shift up/down (DQS) EVO 2; Engine Brake Control (EBC) EVO
Teclas para troca rápida de níveis
Ecrã Full-TFT de 5”
Riding Modes (Race, Sport, Street)
Ótica Full-LED com DRL
Configuração biposto
Pré-instalação para Ducati Data Analyser+ GPS (DDA+ GPS) e Ducati Multimedia System (DMS)

Streetfighter V4 S – Principais características de série como na Streetfighter V4, exceto:

 

Cor Ducati Red com quadro cinzento escuro e jantes negras, guarda-lamas da frente negro
Ducati Electronic Suspension (DES) EVO
Forquilha Öhlins NIX-30 com sistema de controlo Öhlins Smart EC 2.0
Amortecedor Öhlins TTX 36 com sistema de controlo Öhlins Smart EC 2.0
Amortecedor de direção Öhlins com sistema de controlo Öhlins Smart EC 2.0
Jantes Marchesini em alumínio forjado