Celebrar um ícone: Monster 1200 25º Anniversario

Celebrar um ícone: Monster 1200 25º Anniversario

A Monster foi apresentada pela primeira vez no Salão de Colónia de 1992, a sua produção teve início a 5 de março de 1993 e, em poucos anos, atingiu o estatuto de ícone do mundo das motos. O modelo foi o responsável por lançar a categoria das Naked desportivas e, em seu torno, cresceu uma comunidade de motociclistas devotados: os fãs Monster.
Para celebrar os primeiros 25 anos de história da mais icónica das motos do fabricante de Bolonha – mais de 325.000 foram construídas desde 1993 – a Ducati decidiu criar a Monster 1200 25º Anniversario.

 

Apenas 500 unidades numeradas serão produzidas da Monster 1200 25º Anniversario, que, para a Ducati, traduz a máxima expressão de uma Naked desportiva. É caracterizada por uma decoração exclusiva na qual figuram as três cores da bandeira italiana no defletor sobre a ótica, depósito e tampa do depósito do passageiro, inspirada na Monster S4RS Testastretta Tricolore de 2008. Este esquema de cores especial integra-se perfeitamente com o requintado assento onde figura, bordado, o logótipo do 25º aniversário. O quadro dourado e as jantes forjadas Marchesini da mesma cor, com braços em W, são outros dos elementos em destaque nesta Monster, que conta também com numerosos outros pormenores de prestígio em alumínio maquinado a partir de uma peça única, como os espelhos, cogumelos de proteção, guiador, pesos dos punhos e tampão do depósito de combustível, que são elementos fornecidos de origem. As manetes articuladas de travão e embraiagem bem como o suporte da matrícula são também em alumínio, enquanto os guarda-lamas dianteiro e traseiro, a tampa da fechadura da ignição e a proteção do escape são em fibra de carbono. A Monster 1200 25º Anniversario também é disponibilizada com uma capa para a moto, decorada com o logótipo específico desta edição especial limitada.

 

No que respeita às especificações da ciclística, a Monster 1200 25º Anniversario conta com o que de melhor se pode desejar para uma Naked desportiva. O quadro em treliça de tubos de aço e o monobraço oscilante em alumínio estão integrados com uma forquilha Öhlins totalmente ajustável com bainhas de 48 mm de diâmetro, bem como um amortecedor traseiro Öhlins também totalmente regulável e, ainda, um amortecedor de direção igualmente fornecido pela empresa sueca. O sistema de travagem de topo é composto, na dianteira, por dois discos Brembo de 330 mm com pinças Brembo monobloco M50. O disco traseiro de 245 mm conta também com uma pinça Brembo.

 

A Monster 1200 25º Anniversario está equipada com a última geração do motor Testastretta 11º DS, que garante elevados níveis de potência e binário bem como uma entrega de potência fluida e cheia, mesmo a baixas rotações, e uma resposta ao acelerador doseável e que é sempre gradual, garantindo o máximo prazer de condução.

O bicilíndrico da Monster 1200 25º Anniversario debita 147 cv às 9.250 rpm e um binário máximo de 124 Nm às 7.750 rpm.

 

Graças à constante atenção prestada pela Ducati à qualidade e fiabilidade, o motor Testastretta 11º DS da Monster 1200 25º Anniversario garante longos intervalos de manutenção – a regulação das válvulas, por exemplo, efetua-se a cada 30.000 km.

O impressionante pacote eletrónico conta com três diferentes Riding Modes (Sport, Touring e Urban), bem como uma Unidade de Medição de Inércia (IMU) que fornece informação ao sistema de Bosch Cornering ABS (ABS em curva da Bosch) e ao Ducati Wheelie Control (DWC). Graças a estes sistemas eletrónicos de alto nível, que também incluem o Ducati Traction Control (DTC) e o Ducati Quick Shift Up and Down (DQS) para garantir passagens de caixa suaves sem recorrer à embraiagem, a Monster 1200 25º Anniversario oferece uma autêntica performance Ducati que é controlável e indicada para todos os motociclistas, ao mesmo tempo que, como habitualmente, providencia um alto nível de controlo de segurança ativa.

O painel de instrumentos com ecrã TFT a cores disponibiliza toda a informação necessária e permite ao condutor regular os Riding Modes através de um interface agradável e intuitivo.
Para além disto, a ótica está equipada com sistema DRL (Daytime Running Light), que assegura perfeita visibilidade durante o dia permitindo que o motociclista seja visto imediatamente.

A Monster 1200 25º Anniversario estará disponível na Europa a partir de setembro, a partir de outubro no Japão, a partir de novembro dos Estados Unidos e em dezembro na Austrália, mas pode ser já encomendada nas Ducati Stores.