Uma Ducati com radar dianteiro e traseiro na estrada já em 2020

Uma Ducati com radar dianteiro e traseiro na estrada já em 2020

A Ducati já começou a adiantar algumas das inovações do plano de estratégia em segurança rodoviária “2025 Safety Road Map”, que visa introduzir novos sistemas e tecnologias de segurança, e a fase um já começou: o ABS em curva virá a ser equipado em todas as motos da gama Ducati. Para além disto, os sistemas de radar orientados para o futuro que a Ducati está a testar serão brevemente instalados num modelo de produção.

A Ducati sempre esteve na vanguarda no que respeita a segurança: é o único fabricante de motos do Mundo a ter um veículo capaz de interagir com o sistema D|air® integrado no blusão, e a primeira companhia nesta indústria a ter um modelo do segmento heritage/classic, a Scrambler Ducati 1100, equipado com sistema de ABS em curva. Este nível de consciencialização no que respeita a segurança combinado com a constante vontade de inovar, levou a que a Ducati definisse a sua estratégia de segurança até 2025.

Na base deste plano estratégico multifacetado está a implementação, a curto prazo, do ARAS (Advanced Rider Assistance Systems / Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) nas motos Ducati. Os sistemas avançados de assistência aumentam a segurança do condutor através de vários sensores, incluindo radares. Estes, em particular, são capazes de fornecer informação sobre o ambiente circundante – ajudando a prevenir potenciais colisões com obstáculos ou outros veículos ao alertar o condutor.

A Ducati começou a desenvolver estes sistemas em 2016, conjuntamente com o Departamento de Eletrónica, Informação e Bioengenharia da Universidade Politécnica de Milão. O estudo levou ao desenvolvimento de um sistema de aviso baseado num radar traseiro, capaz de identificar e assinalar veículos presentes no “ângulo morto” (a secção da estrada que não está visível, diretamente ou pelos espelhos retrovisores), ou trânsito a aproximar-se em alta velocidade vindo de trás. Para evidenciar a valia técnica e científica deste projeto de pesquisa, desenvolvido por funcionários da Ducati, investigadores da Universidade e estudantes, em maio de 2017 foi patenteada uma aplicação, relativa aos algoritmos do sistema de controlo, e foi apresentada uma Publicação Científica no IEEE – Intelligent Vehicles Synposium (IV), em junho de 2017 em Redondo Beach, Califórnia.

Ainda em 2017, foi selecionado um parceiro tecnológico para assegurar a viabilidade do sistema para produção em série – completando o pacote com um segundo sensor de radar posicionado na frente da moto. O objetivo deste aparelho será gerir o cruise control adaptativo, permitindo que uma dada distância (que pode ser determinada pelo utilizador) seja mantida em relação ao veículo da frente, avisando o condutor de quaisquer riscos de colisões frontais causadas por distração. Todos estes sistemas, juntamente com uma interface avançada para o utilizador, desenhada para alertar o motociclista de quaisquer riscos existentes, estará disponível num dos modelos Ducati em 2020.

O primeiro passo desta estratégia “Safety Road Map 2025” já está a ser implementada e inclui a extensão progressiva do ABS em curva – Bosch Cornering ABS – a toda a gama de produtos. Se o ABS padrão assegura o controlo da perda de aderência dos pneus em travagem apenas quando a moto está a circular a direito, a mais avançada versão Cornering permite um controlo completo mesmo quando se está a curvar, eliminando eficazmente os riscos de uma falha durante a delicada fase de entrada em curva. A Ducati já confirmou o valor da sua estratégia de segurança ao introduzir o Bosch Cornering ABS também na sua família Scrambler – equipando a versão topo de gama, a 1100.

Adicionalmente, em 2014 a Ducati apresentou a única moto no Mundo capaz de interagir com o busão com Airbag, a Multistrada 1200 D|air®. Este sistema, agora disponível na Multistrada 1260 D|air®, está desenhado para, em apenas 45 milissegundos (muito mais rapidamente do que o sistema isolado), proteger as partes expostas do corpo do condutor e do pendura, absorvendo os impactos por via de um airbag construído e integrado de forma especializada pela Dainese no blusão do motociclista. O airbag é capaz de inflar numa fração de segundo antes de condutor e passageiro colidirem com o obstáculo, sendo o sistema suficientemente inteligente para perceber a diferença entre um acidente potencialmente perigoso e um incidente a baixa velocidade, ou mesmo uma moto que caia para o lado quando parada.