The Unexpected Formula
A mais atrativa e exclusiva Ducati Streetfighter já produzida é uma moto que incorpora perfeitamente os valores de extrema performance, carácter desportivo e exclusividade partilhadas pela Ducati e Lamborghini, duas marcas de excelência que têm contribuído para escrever a história do Motor Valley e que, com este projeto, renovam e evoluem a sua colaboração. O resultado é uma mágica combinação de tecnologia, performance e beleza, capaz de deixar os fãs a sonhar desde o primeiro olhar.
.
Ao aplicar a base técnica da Panigale V4 S ’23 e integrando elementos que caracterizam o ADN da Lamborghini, a Ducati criou um modelo híper-exclusivo. A moto será produzida numa série limitada de 630 + 63 unidades e trabalha sobre os conceitos que deram vida ao Lamborghini Huracán STO.
.
O Huracán STO é o modelo de maiores prestações já feito na família Huracán, um automóvel superdesportivo criado com o único propósito de oferecer todas as sensações da condução desportiva e a tecnologia de um verdadeiro carro de competição, num modelo aprovado para a utilização em estrada. Uma abordagem com materiais leves e design funcional, que se juntam para expressar pura performance.
.
As características de estilo da Lamborghini foram transferidas para a Ducati Streetfighter V4 Lamborghini, começando pelas jantes forjadas feitas especificamente para esta moto com o design do Huracán STO. A jante traseira é enriquecida pela presença de uma única contraporca em titânio, também com o design Lamborghini.
.
O Centro Stile Ducati redesenhou as superestruturas desta moto especial retirando uma forte inspiração ao Huracán STO: no guarda-lamas dianteiro, cobertura do depósito, quilha e secção traseira, tudo componentes novos, os extratores, condutas e entradas de ar foram recordam de forma explícita aqueles que estão presentes no carro. Especificamente, o guarda-lamas é inspirado pelas condutas de ar integradas no “cofango” do Lamborghini, os extratores criados na quilha seguem as entradas de ar de arrefecimento para os travões traseiros do Huracán STO, os presentes nas tampas laterais do depósito remetem para as condutas na grelha dianteira do carro, e os extratores na secção traseira monolugar referem às presentes no capot do Lamborghini.
.
Outro testemunho da obsessiva atenção ao pormenor que caracteriza a moto é o facto de todos os componentes em carbono (incluindo os já mencionados guarda-lamas dianteiro, quilha, tampa do radiador, asas, cobertura do depósito e secção traseira) são feitos usando a mesma textura visível no automóvel superdesportivo da marca de Sant’Agata Bolognese. O assento da moto é também inspirado no acabamento dos assentos do Huracán STO, graças à presença de realces na mesma cor das superestruturas.
.
A Ducati Streetfighter V4 Lamborghini é incrementada ainda mais por componentes preciosos: poisa-pés do condutor ajustáveis em alumínio, com as proteções de calcanhar, base do assento, cobertura do painel de instrumentos e da fechadura da ignição, bem como a proteção do pinhão de ataque feita da fibra de carbono especial usada para os componentes da superestrutura.
.
A mesma fibra de carbono é usada em peças destinadas à proteção térmica nas tampas das cabeças traseiras e coletores da correspondente bancada de cilindros, mas também no suporte da ótica, no guarda-lamas traseiro e nas proteções do sub-quadro traseiro.
Finalmente, a vista lateral da Streetfighter V4 Lamborghini é sublinhada pelo silenciador de escape Akrapovič em titânio, com terminal em fibra de carbono.
.
O nome do modelo e o número de série da moto são exibidos numa placa de metal inserida na cobertura central do depósito. O número é também maquinado numa inserção em alumínio na chave de ignição e surge no ecrã TFT durante a ignição, juntamente com uma animação comemorativa mostrando os emblemas da Ducati e Lamborghini e as silhuetas dos modelos.
.
630 unidades da Ducati Streetfighter V4 Lamborghini serão construídas em ‘Verde Citrea’ e ‘Arancio Dac’, uma das combinações de cores específicas do Huracán STO.
.
As asas e pinças de travão Brembo são também na cor Arancio Dac, as últimas com o contrastante logótipo a negro. As jarras da forquilha Öhlins são igualmente em negro.